sexta-feira, novembro 23, 2007

Estudantes do Recife participam de festival de música


Por Gabrielle Takahashi
Do Feira-Livre


Cerca de 20 estudantes de nove escolas dos 3° e 4° ciclos de aprendizado (5ª à 8ª série) da rede municipal do Recife vão participaram, nesta terça-feira (20), no Auditório do SENAC, na Boa Vista, do 3º Festival de Música do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) e a Escola: Caminhando junto na Construção da Cidadania. O evento foi promovido pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em parceria com as escolas públicas de todo o País.


O evento Teve como objetivo escolher, entre as escolas municipais e estaduais participantes, a música e letra do estado que vão integrar o CD de divulgação da COEP Nacional, que será gravado até o final do ano. Além da música dos alunos de Pernambuco, foram escolhidas, em festivais simultâneos, composições dos outros 25 estados da federação. O tema das composições, feitas pelos alunos de cada escola, foi baseado nas oito formas de mudar o mundo definidas pela ONU, em 2000, e subscritas por cerca de 200 países, incluindo o Brasil. Os estudantes pernambucanos foram acompanhados pela Banda da Gerência de Animação Cultural da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, sob a regência do maestro Fábio César.

No festival, em cada estado, foram premiadas três músicas com medalhas e troféus, mas só a que ficar em 1° lugar, de um aluno ou grupo de alunos, será gravada para o CD nacional. As oito formas de mudar o mundo definidas pela ONU são: Acabar com a fome e a miséria; Educação básica de qualidade para todos; Igualdade entre os sexos e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a AIDS, malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento global.

Nenhum comentário: