segunda-feira, novembro 26, 2007

Câncer de pele é tema de campanha nacional


Por Gabrielle Takahashi
Do Feira Livre

Foi realizado no último sábado (24), em todo o Brasil a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O evento teve como objetivo detectar precocemente novos casos da doença, a nona edição da campanha reuniu mais de três mil dermatologistas que atenderam em 182 postos espalhados por 24 estados do país. A iniciativa também visou alertar a população doc cuidados com a pele no período do verão, já que a estação tem inicio no próximo dia 21 de dezembro.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e a previsão é que até o final de 2007 mais de 122 mil novos casos sejam identificados. Durante todo o dia da campanha foram atendidas pessoas gratuitamente, onde os casos detectados de alguma lesão suspeita foram tratados no local de atendimento ou encaminhados a um posto médico. “Nosso interesse nesse dia é observar exclusivamente aqueles casos suspeitos de câncer de pele que podem evoluir para algo mais grave”, destaca a dermatologista do Hospital Barão de Lucena, Simone Mendonça.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer da pele. Ela se concentra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial. O efeito da radiação é cumulativo, ou seja, mesmo depois de parar de tomar sol, as alterações da pele podem se manifestar anos depois. “Examinar a pele regularmente e se proteger dos raios solares através do uso adequado de roupas, bonés, óculos escuros e filtros solares com proteção UVA e UVB, reaplicando o filtro a cada duas ou três horas, são indispensáveis.”, afirma o coordenador regional da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, Sérgio Palma.

Nenhum comentário: