segunda-feira, outubro 29, 2007

Cinebiografia de Pop Dylan

Por Adriana Noya
Do Feira-Livre

A trajetória da vida de um dos ícones da música pop nas décadas de 60 e 70 agora pode ser vista nas telonas. O filme I’m not there tem a direção de Todd Haynes que fragmenta a vida de Dylan em fases distintas interpretadas por Marcus Carl Franklin de 13 anos , Ben Whishaw, Christian Bale, Heath Ledger, Cate Blanchett e Richard Gere. Haynes já havia ousado nas combinações antes quando em “Velvet Goldmine” uniu as biografias de David Bowie, Iggy Pop, Lou Reed, Brian Ferry, e outros para explicar a cena do rock britânico da década de 70, o movimento glam.

Robert Allen Zimmerman, ou Bob Dylan como é mais conhecido nasceu em Duluth cidade de Minnesota, nos Estados unidos em 24 de maio de 1941. Já lançou mais de 45 albuns desde 1962 , passando pelos estilos Folk, Country, Blues e Rock Dentre suas canções mais conhecidas podemos citar Maggie's Farm, Mr. Tambourine man, The ballad of Hattie Carroll, Like a Roling Stone" e "Just Like a Woman". Dylan também volta suas atenções para o desenho e pintura. Em 1994 lançou "Drawn Blank" livro de desenhos e em outubro deste ano realizou sua primeira exposição com 175 aquarelas e guaches que até 3 de fevereiro de 2008 ocupam o Museu Kunstsammlungen em Chemnitz na Alemanha onde também estão as obras de Picasso e Munch.

Para quem já assistiu I’m not there todas as interpretações de Dylan merecem respeito. As reflexões e debates sobre a vida do artista são provocados pela qualidade técnica do trabalho. Para os fãs que aguardam o filme fica a certeza de que Bob Dylan é a sua música.




Nenhum comentário: