sexta-feira, maio 04, 2007

Turismo

Vários motivos para visitar Fernando de Noronha

Por Pedro Moura
Do Feira-Livre


Quem nunca pensou em passar um fim de semana, uma lua de mel ou final de ano em um lugar cheio de diversidades e belezas naturais? Se esse é o tipo de ambiente que você procura, a melhor alternativa é o Arquipélago de Fernando de Noronha. Para a aventura, vôos diários são feitos do Recife (PE) e Natal (RN).

José Farias

Vista aérea da ilha de Fernando de Noronha


A recepção começa com a visão que o vôo panorâmico proporciona, onde se pode ver toda a extensão desse paraíso com suas ilhas, ilhotas, praias e enseadas. Com uma extensão de 17km², a ilha principal abriga todos os serviços e atividades desenvolvidas, para oferecer aos visitantes uma estadia inesquecível. No entanto, vale lembrar que para poder usufruir toda a infra-estrutura turística, o aporte logístico deve funcionar como uma engrenagem, pois todo o produto consumido – com exceção do pescado – vem do continente, principalmente de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
São diversos os tipos de lazer que os visitantes poderão usufruir pelo tempo que lá permanecerem. Passeios de bugres, a cavalo ou caminhada são tão deslumbrantes como o mergulho com cilindros de ar ou apnéia. Quem quiser mais aventura, poderá fazer um esporte que existe apenas em Noronha: o aquasub. Uma prancha, de acrílico ou madeira, amarrada a cabos e puxada por uma embarcação, conduz o turista a uma viagem por águas de tonalidade fascinante. Observar o fundo do mar com seus corais, arraias, tubarões e golfinhos oferece uma sensação maravilhosa de integração com a natureza. Os passeios marítimos, a bordo de diversos tipos de embarcações, proporcionam uma visão espetacular do contorno do arquipélago. As trilhas pelas matas noronhenses é outra sensação que deixa qualquer um apaixonado.

Pedro Moura

O passeio marítimo é o mais procurado


A gastronomia é outro ponto forte. Os restaurantes e pousadas oferecem um café da manhã variado com tudo que a culinária nordestina possui. No almoço ou jantar, pode-se desfrutar de vários pratos a base de peixes, crustáceos e carnes. Para quem prefere massas, existem bares especializados que promovem rodízios de pizzas.
A vida noturna começa por volta das 23h e acaba em torno das 05h. O turista precisa, apenas, ter energia para enfrentar a maratona de uma programação intensa e desfrutar as belezas arquitetônicas e naturais de Noronha. São diversos os pontos de encontro. O visitante pode ficar tranqüilo, pois, os receptivos contam com guias treinados, seja para passeios terrestres ou marítimos.
Com a finalidade de orientar o turista, a administração do local criou o Centro de Informações Turísticas do Porto de Santo Antônio, para atender, principalmente, aos navios que fazem cruzeiro no litoral do Brasil.

Serviço:

Vôos diários: Recife e Natal

Companhias aéreas: Varig e Trip

Atenção: A Taxa de Preservação Ambiental é cobrada em Ufirs. Um dia vale 20 ufir (R$ 33,09) e 1 mês é 1.650 ufir (R$ 2.732,91).

Mais informações: http://www.noronha.pe.gov.br/

Edição de Texto - Monique Cabral


Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

A edição e reportagem deveriam ter tomado mais cuidado com o português e a formatação para a web.