domingo, maio 27, 2007

Saúde

PROBLEMAS DE VOZ

Por Cecília Brissant
do Feira-Livre


A voz é o som básico produzido pela laringe, por meio da vibração das cordas (ou pregas) vocais. Diariamente as pessoas esquecem a importância da voz, além de ser o seu instrumento de comunicação social, com ela pode revelar o sexo, a idade, o estado emocional e a região de onde você nasceu. Sem a voz 70% dos brasileiros não teriam como trabalhar. De acordo com o Ministério da Saúde o Brasil é o segundo colocado no mundo em números de casos de câncer de laringe, perdendo apenas para a Espanha. Esta doença pode ser evitada, pois está associada ao vício de fumar em aproximadamente 95% dos casos. É um câncer de fácil diagnóstico e altamente curável na fase inicial, quando é demonstrada por uma simples rouquidão. Vale lembrar que rouquidão persistente é considerada um dos sete sinais de alerta de câncer, segundo a União Internacional Contra o Câncer (UICC).

Os custos para o tratamento da voz são muito altos. Nos Estados Unidos é investido um custo anual em torno de US$ 2,5 bilhões. No Brasil foi feito uma pesquisa com os professores em sala de aula, cerca de 2% deles tem problema de rouquidão, gerando uma perda de R$ 100 milhões.

Para prevenir problemas na voz, a Fonoaudióloga Graça Jucá, orienta as pessoas a evitarem a ingestão de líquidos muito gelados ou muito quentes, bebidas alcoólicas, alimentos ácidos e gordurosos, não falar alto, nem sussurrar e definitivamente excluir o cigarro. Ela recomenda tomar bastante água, e dar uma pausa durante o dia para as cordas vocais, principalmente se for um profissional que trabalha com a voz.
DISTÚRBIOS VOCAIS E DISFONIAS
Existem relações entre a saúde vocal, os distúrbios da voz e as condições de trabalho. Uma disfonia representa qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural da voz.
As dificuldades podem ser vistas por algumas alterações :
• esforço para falar
• dificuldade em manter a voz no mesmo tom
• cansaço ao falar
• variações na freqüência habitual
• rouquidão
• falta de volume e projeção
• perda da eficiência vocal
• pouca resistência ao falar
A disfonia é, na verdade, apenas um sintoma presente em vários e diferentes distúrbios, ora se manifestando como sintoma secundário, ora como principal.
A pessoa que sofre de um distúrbio vocal sofre limitações de ordens física, emocional e profissional.




Edição: Alexandre Acioli Jr.
Observação: sem crédito na imagem, sem negrito na assinatura, sigla antes do nome da instituição, ortografia.

Nenhum comentário: