segunda-feira, maio 21, 2007

Bebidas


Cachaça pernambucana é líder de vendas no mercado

Por Elaine Menezes
do Feira-Livre.


A empresa Engarrafamento Pitú foi fundada em 1938 na cidade de Vitória de Santo Antão, a 51 Km do Recife. No início, a indústria explorava a fabricação de vinagre e bebidas a base de jenipapo e maracujá, e o engarrafamento de aguardente. Entre as décadas de 50 e 80 foi destaque na produção, comercialização e participação no mercado nacional de aguardente.

Já na década de 70 a indústria iniciou o processo de negócio com a comercialização da aguardente de cana no exterior. Hoje ela é a maior exportadora do país no ramo. Sem falar que é líder absoluta nas regiões Norte e Nordeste e a segunda empresa no mercado brasileiro em volume de vendas e faturamento. E ainda é a terceira bebida mais consumida no mundo.

Em 1972 a cachaça começou a ser exportada para a Alemanha, daí, partiu para outros países da Europa. Atualmente a empresa exporta cerca de 2,5 milhões de litros de cachaça por ano para países das Américas, da Ásia. Na Alemanha a cachaça é engarrafada e distribuída para todo o continente europeu.

No final dos anos 90, a empresa saiu do conceito de indústria de aguardente para empresa de bebidas. No qual já foram lançadas a Pitu Cola (mistura de aguardente com cola), Pitu Gold (cachaça envelhecida em barris de carvalho), o Vinho do Frei, a Catuaba Gavião e o mais recente produto lançado no início deste ano, a Vodka Bolvana.

A Pitu também contribui para o meio ambiente com Tratamento de Água (ETA) que capta e trata água do rio Tapacurá , Tratamento de efluentes (ETE) que trata os resíduos industriais, segregação de material que separa os materiais recicláveis e a queima de gás natural que é ecologicamente melhor na geração de resíduos gasosos.

NOME

A escolha do nome, segundo o diretor presidente Elmo Cândido Carneiro tem duas versões. Uma delas surgiu através do nome de um antigo engenho que a sua família possuía em Vitória, chamado de Engenho Pitu, no qual existiam muitos camarões de água doce, chamados pitu. A segunda está numa espécie de cana-de-açúcar de cor verde escura e com listras azuis encontrada na Zona da Mata do estado de Pernambuco.

Fonte: www.pitu.com
Edição: Diego Alpoim

Nenhum comentário: