sexta-feira, dezembro 21, 2007

Ainda da tempo de fazer uma criança feliz no Natal


De: Ana Maria
Por: Feira Livre
Faltam apenas três dias para celebrar o nascimento do menino Jesus, reunir a família na ceia do Natal, trocar presentes e confraternizar com os amigos. Uma data que esperamos o ano todo, mas muitas crianças carentes também esperam por essa data, a diferença é que boa parte delas, não tem seus familiares por perto, convivem em instituições sem o

Mas você ainda pode ajudar e fazer uma criança feliz neste natal, doe um presente na árvore de Natal da Globo Nordeste, que estar montada no quartel do Derby, lá funciona um posto de arrecadação e vai até o dia 25 de Dezembro, ainda dá tempo, não interessa o valor do presente o importante é você comparecer, tem alguém muito especial esperando por sua contribuição.

As doações arrecadadas serão entregues a 150 instituições que trabalham com crianças na região metropolitana do Recife, a árvore de Natal tem 36 metros de altura, quatro metros a mais que o ano passado, e tem 50 mil microlâmpadas. O posto de coleta funciona das 8h às 20h.

Natal é todo dia!

Por Fernanda Ribeiro
Do feira Livre

Tida por muitos como o período da solidariedade, das confraternizações, e época da renda extra, o Natal acaba virando o período das “boas ações”. Lembrasse de tudo, alimento para quem não tem o que comer, brinquedo para os meninos dos orfanatos, doações ao hospital do câncer e até troca de presentes com aquele colega de trabalho que você odeia conviver durante o ano inteiro.

E já que a data representa o nascimento de Jesus, símbolo de humildade e ternura as ações que se restringem a essa data deveriam ser perpetuadas durante o ano inteiro. E poderiam começar com um simples bom dia dado a funcionária que abre mão de cuidar dos filhos e da casa dela para limpar, lavar e passar na sua.Seria também interessante dar obrigado ao porteiro do seu prédio que por falta de oportunidade está ali o dia inteiro abrindo e fechando o portão.

Doar sangue ao hemocentro mais próximo de sua cidade também é um ato bastante louvável, e você não precisa esperar que alguém de sua família precise.Não doe, é de graça e você nem vai precisar dar a desculpa que está sem dinheiro. Ah! já sei, não vai porque tem medo de agulha!?Então vai lá naquela escola pública do seu bairro pelo menos uma vez por semana contar histórias de livros infantis para as crianças.Hum...não gosta de criança???Então procura um asilo de idosos e vai lá trocar umas idéias e ouvir histórias que podem te fazer passar a semana inteira sorrindo.

E se você nem sempre gosta de sorrir, pode ter certeza que a sua doação anual também só traz a alegria fugaz, só mata a fome naquela hora e o brinquedo logo se quebra.Então, para que você possa viver melhor consigo mesmo e com o próximo, faça do Natal uma constante.Não precisa ficar esperando o dia 25 de dezembro chegar para que você possa fazer uma boa ação, tenha o Natal como um símbolo de renascimento diário em sua vida, faça você e o outro feliz o ano inteiro.

http://www.youtube.com/watch?v=ARRXMUkeMlQ&eurl=http://omelhordoyoutube.com.br/taxonomy/term/85

Linkai-vos uns aos outros


Por Chico Peixoto
Do Feira Livre

Seqüestros-relâmpago, rebeliões, assassinatos, corrupção e impunidade, só para citar alguns crimes. Não bastasse a bagunça registrada durante o ano pela mídia, o começo desta semana parecia dar indícios de que até mesmo os valores mais tradicionais estão sendo jogados no lixo. Papai Noel que o diga.

Segunda-feira (17), um helicóptero que levava o bom velhinho foi atingido por tiros disparados do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. E olhe que Noel iria apenas fazer a festa da criançada na localidade. Os traficantes, porém, devem ter encarado o visitante como mais uma ameaça às bocas-de-fumo. Enfim, nada de presente por aquelas bandas.

O início não foi dos melhores, mas ainda há brasileiros dispostos a mostrar que nem tudo está perdido. Em São Paulo, um grupo de voluntários representam bem o que se espera no período natalino: homens e mulheres vão às compras por crianças que nunca viram. Um nome, um número de camisa ou de sapato e muita vontade de ajudar é o que essas pessoas têm em mãos. Os presentes foram entregues na quarta-feira (19). Confira como foi no endereço http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM767787-7823-BRASILEIROS+LEVAM+O+NATAL+A+QUEM+NAO+TEM+COMO+FESTEJAR,00.html.

É comum, mas não a única forma de alimentar o amor ao próximo, especialmente na era da informação. Se crimes como corrupção, pedofilia, entre outros, são aperfeiçoados com a tecnologia, porque não o espírito natalino? Graças ao número cada vez maior de recursos que a Internet proporciona, a solidariedade que antes levaria dias para chegar no coração de quem precisa, agora pode fazer o caminho na velocidade de um clique.

Com a fusão de mídias, característica marcante da hipermídia, é possível enviar uma “multimensagem” de natal, mesclando texto, imagem e vídeo, por exemplo. Difícil não ficar comovido ao receber. E quanto à interatividade? Imaginem neste fim de ano o quanto a salas de bate-papo estão cheias de gente que não se vê há tempos e estão distantes. Imaginem quantas videoconferências estão sendo feitas neste momento com o objetivo único de matar a saudade.

É provável que você fique perdido em meio a tantas mensagens, enviadas das mais variadas formas, nos mais diversos formatos – tudo “culpa” da capacidade que o ciberespaço tem de concentrar informação.

Lúcia Santella comenta em um de seus livros, Comunicação & Pesquisa, que a Internet - como todo fenômeno globalizador -, tende a integrar, mas também desagregar grupos. Façamos, então, uma corrente contra essa maré de exclusão dentro e fora do meio digital. Através do respeito, da compaixão e todos os outros valores em favor da vida, façamos o possível para tornar as pessoas mais próximas umas das outras, como se fôssemos nós e nexos em busca do cartograma navegacional perfeito.

Adote um Idoso neste Natal

Por Luciana Lino.
Do Feira Livre.

Chegou a época das festas. Período onde familiares se reúnem para a troca de presentes e confraternizações. Ainda há tempo para fazer um Natal diferente aos que não tem o mesmo privilégio de passar uma data especial, ao lado de pessoas especiais.

A campanha Adote um Idoso é ótimo exemplo disto e uma oportunidade aos que querem fazer um Natal diferente para quem precisa. Humanizar o Natal dos idosos está ao alcance de qualquer um de nós, basta ter vontade e tomar a iniciativa. Uma das campanhas que vem dando certo e sendo bastante procurada é a campanha Adote um Idoso neste Natal , que está em seu quarto ano consecutivo e será direcionada à 35 idosas que vivem na Casa para Velhice Luiza de Marillac.

A campanha, que teve início, no último dia 27 de novembro, terá sua festa na própria Instituição. Na festa, que será realizada no dia 22 de dezembro, terá os nomes das idosas expostos em cartões numa árvore de natal. Tudo isto para que as pessoas interessadas escolham uma idosa a ser 'adotada'. Além dos nomes, também terão as listas de presentes que cada uma delas gostaria de ganhar. Com bastante honestidade e ajuda de voluntários, o projeto estabelece os cuidados com idosas do ponto de vista social e de saúde, além de orientar os cuidadores.

O trabalho, que faz este tipo de realização não só na época do natal, mas como também durante todo o ano, conta com a atuação de uma equipe interdisciplinar que envolve geriatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, enfermeiro e psicólogo, professores, funcionários, além de estudantes de graduação e especialização em Geriatria e Gerontologia da Uncisal.


Todo mundo pode participar. Seja você também mais um voluntário desta boa ação e faça um idoso feliz. Aos interessados nesta matéria é só acessar http://www.uncisal.edu.br/. Aos que pretendem visitar novos azilos, segue alguns para contato: www.vovogarden.com.br e www.residencialanaliafranco.com.br/ . Além do www.acaocidadania.com.br que está sempre disponível para todos os tipos de doações.

Fazer um Natal diferente

Por Gabriella Falcão
Do Feira-Livre

O Natal se aproxima. Época onde celebramos o nascimento de Jesus, o Papai Noel entrega os presente e das confraternizações. Mas será que o natal é só isso?
O espírito natalino despertar nas pessoas a solidariedade adormecida durante o ano. É em dezembro onde o número de doações cresce nas instituições de caridade. Entretanto falta apenas alguns dias para o natal, e será que ainda dá tempo para fazer alguma diferença na vida de alguém? Lógico.



Um dos projetos mais antigos e procurados é a ajuda dos Correios. O projeto começou 1985 com pouco mais de duas mil cartas de crianças que gostariam de chegar perto do natal, hoje já são 17 milhões de cartas crianças carentes que estão disponíveis por lá nas agências dos correios. São os mais variados pedidos, deste brinquedos, roupas, sapatos, a panetone ou até mesmo uma blusa de frio para sua avó. O próprio correio faz a entrega você não irá ter trabalho nenhum.


Existe sensação melhor do que você ajudar o próximo? Ajude a quem precisa tentando fazer o natal de diferente, tanto para você quanto para seu próximo, e acredite ainda dá tempo.