quarta-feira, outubro 31, 2007

Comemorações pelos 60 anos do SinjoPE já começaram

Por Rafael Dias Nascimento
Do Feira Livre


Os jornalistas de Pernambuco têm muito que comemorar, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (SinjoPE) completa 60 anos de vida no próximo dia 27 de novembro, e as comemorações já começaram.
No dia 29 de outubro aconteceu uma sessão solene na Assembléia Legislativa de Pernambuco, a homenagem foi solicitada pelo deputado Isaltino Nascimento. Para o deputado , o Sindicato dos Jornalistas sempre será espaço de alianças dos movimentos sociais, de debates e de lançamento de candidaturas políticas. Para o deputado, "a lida dos jornalistas deve ser constante. Democracia pressupõe comunicação", disse. “Na solenidade estaremos destacando a importância da existência da entidade de classe dos jornalistas, como também frisando a relevância da trajetória de profissionais que já têm seus nomes registrados na história de Pernambuco”, frisou Isaltino.


Na ocasião aconteceu o lançamento do livro sobre a vida do jornalista José Hipólito Araújo, falecido em fevereiro deste ano. Quando faleceu, Hipólito ocupava a vice-presidência do Conselho de Ética da Fenaj e a presidência da Comissão de Ética do SinjoPE. O jornalista completou 50 anos de atividade sindical em 2006, quando foi homenageado pela Fenaj e pelo SinjoPE no Congresso Nacional dos Jornalistas, em Ouro preto, Minas Gerais.


O livro José Hipólito - O Valor de uma Vida, é de autoria da jornalista Marilurdes Ferraz.
O evento também prestou homenagens aos jornalistas e sócios-fundadores Rômulo de Vasconcelos Freire e Abdias Cabral de Moura Filhoe também a Orismar Rodrigues, falecido no último dia 23. Orismar Rodrigues tinha 64 anos e era titular da coluna Dia-a-dia, do Jornal do Commercio, onde trabalhou nos últimos 10 anos. Membro da Academia Pernambucana de Letras, o também poeta Orismar estava há 38 anos no batente, tendo uma carreira marcada pelo profissionalismo.Ainda foi exibido vídeo sobre a greve geral dos jornalistas, que aconteceu em 1990. Na época, as redações dos principais dos jornais pararam por 14 dias.

Veja o audio no site do Deputado Isaltino Nascimento falando dos Sessenta anos do Sindicato de Jornalistas de Pernambuco, clique ao lado: http://isaltinopt.com.br/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=37&Itemid=71

Veja também as fotos do evento clicando ao lado: http://isaltinopt.com.br/index.php?option=com_easygallery&act=categories&cid=41&Itemid=58

terça-feira, outubro 30, 2007

Trânsito na Madalena é Alterado

Trânsito no bairro da Madalena, passa por mudança. A Prefeitura do Recife dará início às obras do Corredor Leste-oeste na área, considerada um dos mais importantes pontos de ligação entre as avenidas Caxangá e Conde da Boa Vista. A praça João Alfredo será ampliada e requalificada, de acordo com as normas de acessibilidade. A previsão é que os trabalhos terminem em 30 dias.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) fez um estudo do tráfego para diminuir o impacto das obras para a população. Mas somente nesta quarta-feira, será feita a interdição na pracinha. Será instalado um semáforo no cruzamento da Rua Carlos Gomes com a Rua Ricardo Salazar. Dessa forma, quem trafegar pela Rua Real da Torre não poderá cruzar a Avenida Caxangá, para acessar a Rua Carlos Gomes. E quem vier da Real da Torre terá que cruzar a Avenida Caxangá, seguindo pela Rua João Ivo, para dobrar à direita pela Rua Ricardo Salazar e chegar à Carlos Gomes, onde será criado um divisor de fluxo. O semáforo instalado permanecerá no mesmo local, após o término das obras. Adiantou o secretário de Serviços Públicos em exercício, Antônio Valdo.

A interveção foi liberada na semana passada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ."Todas medidas foram tomadas para que o casario do Museu da Abolição não sofresse nenhum dano” As obras já haviam sido iniciadas desde março, para substituição das placas de concreto da Rua Benfica, mas foram suspensas pela proximidade ao Museu da Abolição.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Violência x Classe Social

Por Catharyna Feitosa

Recentemente a mídia divulgou o assalto sofrido pelo apresentador Luciano Huck, que teve seu relógio roubado em São Paulo. Esse episódio de violência gerou uma carta indignada, escrita pelo apresentador.
O fato não poderia ter sido tratado de forma desigual e caiu na mídia, foi debatido em vários programas de televisão, porquê tanta polémica? Será pelo fato de ser rico e famoso?Ele é mais um brasileiro assaltado.
Outro caso que ganhou bastante repercussão foi o assassinato do empresário Wilson Chaves no bairro de boa viagem.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social, a região metropolitana do recife tem registrado em média, 309 homicídios por mês e 20 por dia. O número é assustador, mas não existe tanta repercussão, pois na sua maioria são traficantes, ex-presidiários, menores infratores.

Outras matérias sobre casos de violência no estado;

Pernambuco explorado do Litoral ao Sertão


Por Gabrielle Takahashi
Do Feira-Livre

Pernambuco sendo explorado turisticamente do litoral ao sertão, essa e a expectativa da Secretaria de Turismo do Estado. Como principal força econômica o turismo desponta como principal fonte de negócios da população. A estrutura que o estado oferece aliado às belezas naturais que vão do litoral ao sertão, fazem de Pernambuco um dos destinos mais procurados do país.

Serras, cachoeiras, praias, gastronomia e cultura esses são alguns dos pontos que fortalecem a vinda do turista ao estado. Uma história intensa, cultura riquíssima e complexa, arquitetura extremamente expressiva, gastronomia. De acordo com dados da Empetur, o turismo e os serviços agregados geram uma movimentação anual na casa dos R$ 3,8 bilhões, o que representa em torno de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Já o número total de turistas chegou a uma média de 300 mil visitantes por mês.

Secretários, presidentes e gestores de empresas de turismo de todo Brasil, participaram nesta sexta, 26, no Rio de Janeiro, da Feira das Américas ABAV-2007. Pernambuco foi representado pelo presidente da Empetur, Carlos Pereria, e pelo secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira. O stand de Pernambuco teve sucesso garantido na feira. Com apresentação de frevo, ciranda, alem da degustação de tapioca, doce japonês e bolo de rolo.

PEbodycount desenha corpos pela cidade em forma de protesto

Por Manuella Gomes
Do Feira-livre


Pernambuco agora conta com mais uma iniciativa em protesto contra a violência que existe no Brasil e principalmente no estado. O Blog PEbodycount no começo deste mês deu início a um projeto piloto intitulado de Marcas da Violência, que consiste em pintar com tinta vermelha no asfalto o desenho de um corpo com a palavra BASTA, em cada local que houver um crime.

Foram contabilizadas mais de 30 marcas por todas as regiões da capital. Diante das estatísticas existentes no estado, onde é registrado o número de 26 assassinatos em um domingo(24h), inúmeras são as informações, mensagens que chegam ao blog diariamente de pessoas que se mobilizam para participação no projeto.

“Infelizmente essa iniciativa só aconteceu agora. Gostaria muito que a morte do meu pai tivesse sido reivindicada por um meio como este. Espero sempre que mais atitudes assim apareçam, independente da segurança que o estado promete, para que vivamos decentemente”, disse Ana Paula Dantas, que perdeu o pai assassinado há três anos.

Para os organizadores do blog, toda marca tem a sua importância, história e respeito. Por isso a página na internet é um espaço ao público para denúncias, críticas, sugestão sobre a segurança pública. A perspectiva é que no ano de 2008 o projeto seja consolidado e que todos os assassinatos sejam marcados.

Maiores informações pelo site PeBodyCount




Cinebiografia de Pop Dylan

Por Adriana Noya
Do Feira-Livre

A trajetória da vida de um dos ícones da música pop nas décadas de 60 e 70 agora pode ser vista nas telonas. O filme I’m not there tem a direção de Todd Haynes que fragmenta a vida de Dylan em fases distintas interpretadas por Marcus Carl Franklin de 13 anos , Ben Whishaw, Christian Bale, Heath Ledger, Cate Blanchett e Richard Gere. Haynes já havia ousado nas combinações antes quando em “Velvet Goldmine” uniu as biografias de David Bowie, Iggy Pop, Lou Reed, Brian Ferry, e outros para explicar a cena do rock britânico da década de 70, o movimento glam.

Robert Allen Zimmerman, ou Bob Dylan como é mais conhecido nasceu em Duluth cidade de Minnesota, nos Estados unidos em 24 de maio de 1941. Já lançou mais de 45 albuns desde 1962 , passando pelos estilos Folk, Country, Blues e Rock Dentre suas canções mais conhecidas podemos citar Maggie's Farm, Mr. Tambourine man, The ballad of Hattie Carroll, Like a Roling Stone" e "Just Like a Woman". Dylan também volta suas atenções para o desenho e pintura. Em 1994 lançou "Drawn Blank" livro de desenhos e em outubro deste ano realizou sua primeira exposição com 175 aquarelas e guaches que até 3 de fevereiro de 2008 ocupam o Museu Kunstsammlungen em Chemnitz na Alemanha onde também estão as obras de Picasso e Munch.

Para quem já assistiu I’m not there todas as interpretações de Dylan merecem respeito. As reflexões e debates sobre a vida do artista são provocados pela qualidade técnica do trabalho. Para os fãs que aguardam o filme fica a certeza de que Bob Dylan é a sua música.




Aumenta consumo de bebidas álcoolicas entre os jovens brasileiros

Por Kaline Aguiar
Do Feira-Livre

A cena se repete constantemente pelas ruas da cidade, e não precisa ser um fim de semana para que bares, boates e restaurantes tenham seus espaços preenchidos por pessoas a procura de diversão. Porém, essa diversão costuma vir acompanhada de um alto consumo de bebida alcoólica.

Com freqüência, adolescentes vêm fazendo uso abusivo de bebidas sem se importar com as possíveis conseqüências, o que faz com que a maior causa de mortes entre os jovens seja por acidentes de carro, onde o condutor consumiu uma quantidade de álcool alem da permitida. Essa situação tem preocupado principalmente os pais.

De acordo com a II Pesquisa sobre o Consumo de Drogas Psicotropicas no Brasil, os jovens brasileiros são um dos maiores consumidores do bebidas alcoólicas no mundo,e a região Nordeste a maior com dependentes. A pesquisa mostrou também que aumentou o consumo de bebidas entre as mulheres, apesar de os homens continuarem sendo os lideres desse ranking.


Vídeo do autor: Vagner(Nunovni)

Barba, cabelo e bigode na Vila Santa Luzia

Por Chico Peixoto
Do Feira Livre

Agnaldo Alves de Oliveira, 31 anos, mal segurava a ansiedade antes de emitir uma nova carteira de identidade. “Não tenho dinheiro para tirar outra via. Quando soube que era de graça, vim correndo para cá”, disse o pedreiro, que estava sem o documento há cerca de um ano. Com isso não podia, por exemplo, abrir conta no banco.

Mais complicada talvez fosse a situação da doméstica Lindiana da Silva Santos, 23, que há quatro anos perdeu a certidão de nascimento e assim não podia tirar o registro da filha, hoje com dois anos. “A moça me deu um papel e disse que com ele eu posso tirar minha certidão de graça no cartório”, explicou.

Agnaldo e Lindiana foram duas das quase três mil pessoas beneficiadas com o serviços gratuitos oferecidos durante a terceira edição do Faculdade na Comunidade, realizado no último sábado (27), dentro da Vila Santa Luzia, bairro da Torre. O projeto é uma iniciativa da Faculdade Maurício de Nassau em parceria com órgão públicos e privados da cidade.

Além da emissão de documentos, os moradores do local tiveram acesso a outros serviços, como corte de cabelo, currículo profissional, vacinas, massagem e atendimento jurídico. No evento também houve espaço para lazer e cultura, com a presença de roda de capoeira, apresentação de cães da Polícia Militar, gincana com palhaços, exposição oceanográfica e até passeio de pônei.

Alunos e professores organizaram ainda palestras sobre assuntos como aleitamento materno e menopausa. Um programa de rádio feito pelos estudantes transmitia ao vivo toda a movimentação na escola municipal Creuza Barreto, local onde as ações se concentraram. Ao todo cerca de 500 representantes da Maurício de Nassau participaram do Faculdade na Comunidade.

O líder comunitário da Vila Santa Luzia, Francinaldo dos Santos, o Darinho, aprovou a intervenção. “Se pudermos continuar com essa parceria, vai ser ótimo. A comunidade precisa muito dessa ajuda”, destacou. Segundo ele, desde que assumiu o posto, há quatro anos, ainda não tinha visto ação semelhante no local.

Conselho Universitário ignora estudantes e aprova o REUNI

Por Gabriella Falcão
Do Feira-Livre

A ultima sexta-feira foi marcada por protesto do estudantes contra a aprovação do REUNI, Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco e pelo Reitor Amaro Lins. Uma mobilização na frente da reitoria foi criada pelos estudantes na tentativa de impedir que o conselho se reuni para decidir se a UFPE iria aderir ao REUNI.

Os estudantes fecharam as portas da reitoria esta pela manhã para intimidar os conselheiros, mas não obteve êxito. Sob forte aparado de seguranças o conselho conseguiu se reunir e aprovar o plano com 23 votos, apenas dois votos foram contra e 1 se absteve a votação.

Os estudantes e os professores alegam que se a reestruturação for realmente implantada, será o aumento do numero de estudantes, mas mantendo-se a mesma estrutura da universidade e a inviabilização a pesquisa e a extensão, além de elevar a taxa de conclusão da graduação para um nível incompatível com a realidade da universidade.

Não só aqui em Pernambuco, mas em todos os estados foram marcadas reuniões para se decidir sobre o REUNI e até o determinado momento 23 universidades já aderiram ao plano.Os alunos resolveram fazer um plantão à frente da reitoria na esperança de que haja uma reunião com o reitor e assim tentar retirar o REUNI da UFPE já que quando foi votado os estudantes não poderão expressar sua opinião sobre o plano.



Cineclube Amoeda apresenta Trainspotting e bandas cearenses

Por Tiago Barros
Do Feira Livre

O Cineclube Amoeda é um projeto que vem promovendo bons filmes e boa música todos os domingos no Bar Novo Pina, localizado no Recife Antigo. Começando pontualmente às 19h, o evento exibe um filme ligado a uma temática mensal e ainda conta com um show de uma banda instrumental logo em seguida.
O tema escolhido desse mês de outubro foi "Alucinógeno - Efeito, Diversão e Consequência" e o filme exibido foi o cultuado "Trainspotting", do diretor Danny Boyle, que mostra o cotidiano de um grupo de jovens escoceses envolvidos com drogas e outras atividades ilícitas.
Sempre trazendo bandas locais, dessa vez o evento abriu espaço para duas atrações de outro Estado: as cearenses Fóssil e Encarne, que também vieram tocar no festival Virtuemusica, ocorrido no dia anterior.
Logo após a exibição de "Trainspotting", a Fóssil entrou em cena com seu rock instrumental denso, cheio de texturas atmosféricas. A banda fez um show pesado com músicas longas e viajantes. A melódica "Walking Machine" e a swingada "Rocheda" foram muito bem recebidas pela pequena, mas entusiasmada platéia.
Já a Encarne subiu no palco quando boa parte do público havia deixado o local. Mesmo assim, fizeram uma apresentação competente juntando elementos do rock, da mpb e alguns discretos toques jazzísticos.
O Cineclube Amoeda fará um recesso apartir do mês de novembro e deve voltar com suas atividades em 2008.

Ouça a Fóssil

Ouça a Encarne

* As fotos serão postadas no decorrer da semana

O bom narrador ao rádio volta


Por Fernanda Ribeiro

A equipe de rádio da Clube AM de Recife conta agora com o reforço do narrador esportivo Luciano do Vale. Depois de 33 anos afastado do veículo que o projetou nacionalmente , ele irá comandar o bate-bola ao lado do comentarista Roberto Nascimento.

Com a proposta de deixar os torcedores pernambucanos por dentro de tudo que rola nos gramados, Luciano fala da satisfação de voltar para o mundo do rádio e reestrear na Rádio Clube."A minha última transmissão em rádio foi em 1974, na Rádio Nacional de São Paulo. Estou voltando com uma espécie de um apelo. A Clube é a primeira rádio da América do Sul, e estava com as portas fechadas para os esportes há seis meses", salienta.

A nova empreitada de Luciano não o afasta das telinhas, além de locutor das transmissões esportivas da Band há 27 anos ele ainda apresenta um talk show diário na TV Clube, emissora recifense que retransmite a programação da Band.
Serviço:
Programação esportiva da Rádio Clube: 720 AM, das 12 às 14h e das 18h às 19h.

sexta-feira, outubro 19, 2007

Tropa de Elite é tema de debate

Por Luciana Lino
Do Feira-livre


O roteirista do filme Tropa de Elite, Rodrigo Pimentel, capitão reformado da Polícia Militar do Rio de Janeiro e ex-integrante do Bope ( Batalhão de Operações Especiais), deu uma palestra aos alunos da Faculdade Maurício de Nassau em 15.10.07. Nela, estavam presentes o Presidente da OAB Jayme Asfora e do Diretor do IACE (Insitout Antonio Carlos Escobar). As Políticas de Segurança Pública e a Violência no Estado foram uns dos principais assuntos do debate, gerando perguntas e questionamentos dos questavam presentes, numa vez que o filme se tornou um fenômeno social que desencandeou uma forte polêmica pública. "A obra conta a história real de uma operação do batalhão de operações especieais, o bope, da polícia militar do Rio de Janeiro para esterminar uma gangue de traficantes em uma favela próxima à casa do arcebispo do rio, pouco antes de uma visita do papa ao Brasil, em 1997", resume o roteirista. Durante o evento, que iniciou-se com as informações do PE Body Count, um blog criado a cerca de 5 meses por jornalistas que pretendem divulgar o quão crescente tem sido o número de mortes por homicídio do Estado. "A mais nova proposta de criadores do blog é pintar em toda cidade com tinta vermelha, o formato do corpo no local exato onde são mortas as pessoas por homicídio", explica Pimentel. O mesmo, que falou da corrupção entre a própria PM, disse também que atualmente todo o dia primeiro de cada mês o blog divulga o nome de todas as pessoas mortas vítimas de homicídios do mês subsequente.

O ex-capitão do BOPE e co-roteirista do filme Tropa de Elite faz palestra no Recife.

Por Rafael Dias Nascimento
Do Feira-Livre


O encontro foi para debater sobre o enredo do filme Tropa de Elite, que estreou na última sexta-feira em Pernambuco. O filme já gerou polemica antes mesmo de ir para as telonas. O longa relata as experiências de um oficial do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) e a análise da situação do narcotráfico no Rio.


No debate ocorrido na segunda-feira às 19h no ginásio da faculdade, foram discutidos os temas como violência, corrupção e tráfico de drogas. “Levamos os atores a um nível de exaustão muito parecido com o que os policiais têm no curso de operações especiais”, relatou Pimentel ao ser perguntado sobre a preparação dos atores para o filme.


O ex-policial, que deixou o BOPE em 2000, participou de todas as fases de produção, desde a escolha do elenco à preparação dos atores. A produção teve muita preocupação com a proximidade do filme com a realidade. Para Pimentel a “corrupção policial, tortura e violência são acontecimentos tão rotineiros no Rio que sugerem que a obra seja real, mas não é. É natural que as pessoas se enxerguem no filme, mas não tem absoluta relação com ninguém em particular. É uma obra de ficção”, afirmou Rodrigo Pimentel.

Apesar de ser um filme de ação o principal objetivo foi uma reflexão sobre as condições de trabalho dos policiais das ruas, e de como o narcotráfico mantém suas próprias regras e força dentro das favelas.

http://br.youtube.com/watch?v=0jeTL9hC3Wg

Debate na Faculdade Maurício de Nassau chama atenção para a violência em Pernambuco


Por Kaline Aguiar
Do Feira-livre


A violência urbana, causa de mortes em todo país, sempre foi tema de debate entre autoridades e cidadãos brasileiros. Porém, a falta de uma política eficaz de prevenção e combate à essa violência, e um aumento crescente no número de homicídios em vários estados brasileiros, assim como em Pernambuco, têm feito com que pessoas se manifestem na intenção de alertar a todos sobre a gravidade do problema.

Foi com a idéia de chamar a atenção dos pernambucanos para a problemática da violência no Estado, que quatro jornalistas se uniram há cerca de cinco meses lançaram o blog “PE Body Count”. Ao acessar o blog, os visitantes encontram dados e números sobre as mortes causadas por homicídio. A exemplo disso é a divulgação mensal do nome de todas as vítimas desse tipo de crime.

Em debate na Faculdade Maurício de Nassau, o grupo divulgou a nova proposta deles que já está em prática pelas ruas de Recife. Como forma de protesto, a figura de um corpo é pintada de vermelho em todo local onde já morreu alguém vítima de homicídio. Já se pode encontrar os desenhos por diversos bairros da cidade.

O debate contou ainda com a participação do ex-comandante do BOPE(Batalhão de Operações Especiais) do Rio de Janeiro e roteirista do filme “Tropa de Elite”, Rodrigo Pimentel, que cedeu explicações a respeito do envolvimento de policiais com o tráfico de drogas e sobre a corrupção nas policias do pais,especificamente a polícia carioca.

Alunos também participaram do debate,dando opiniões, levantando questionamentos e fazendo perguntas.