sexta-feira, junho 29, 2007

São João

O Forró do Seu Pedro

Por Thaís Leão
Do Feira Livre

Pé-de-moleque, milho verde, pamonha e muito forró esse foi o resultado das comemorações do São João pelo Brasil a fora, um grande sucesso visto principalmente nas ruas de Caruaru e Campina Grande. Passada toda essa euforia, chega à hora de fechar o ciclo junino com as comemorações de São Pedro, o guardião das portas do céu, protetor das viúvas e dos pescadores. Para iniciar os festejos do dia 29 de junho, são realizadas nas cidades litorâneas as buscadas de São Pedro, onde pescadores como ele, rendem homenagens ao padroeiro que atende preces por fartura no pescado e proteção contra os mares violentos.

Em Pernambuco não poderia ser diferente e da capital ao interior, as comemorações são divididas em rituais religiosos e festas profanas. Hoje pela manhã ocorreu a 6º edição da Buscada de São Pedro em Jaboatão dos Guararapes, que após a chegada da imagem do santo, seguiu em uma procissão marítima até o Hospital da Aeronáutica. Em Olinda, a festa fica por conta das tapioqueiras do Alto da Sá que adotaram o santo como padroeiro, e em sua homenagem realizam um concurso para escolha da maior tapioca produzida no local. Enquanto isso no interior do estado, o arrasta-pé vai correr solto no Pátio do forró em Caruaru, com as bandas Solteirões do Forró e Forró Nela, além dos cantores Eduardo Veloso, Jailson Rosset, Novinho da Paraíba e Savinho ficam responsáveis pela animação do público.


E como São Pedro não poderia ficar de fora das adivinhações realizadas durante o período junino, segue algumas das curiosidades que aguçam ainda mais os festejos em homenagem ao santo.

- A corrida do pau-de-sebo : Reza a lenda que a mulher que tocar no pau-de-sebo neste dia, terá o casamento com um homem de bem. Por isso os homens são encarregados de conduzir o mastro até o local indicado, enquanto as mulheres correm polvorosas para tentar realizar esse feito;

- Todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome deve acender fogueiras nas portas de suas casas ;

- Se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou.

São Pedro


Festejos juninos chegam à reta final

Por Elaine Menezes
Do Feira – Livre.

Hoje é comemorado o dia de São Pedro. O primeiro Papa, o guardião das portas do céu e também é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus, e o dia 29 de junho foi dedicado a ele. Todos os anos, pescadores como ele, rendem homenagens ao padroeiro que atende preces por fartura no pescado e proteção contra os mares violentos.

Por isso, nesta quinta-feira, principalmente as cidades litorâneas vivem um dia especial. E em Pernambuco não foi diferente, a capital e o interior se dividiram em atos religiosos e festas profanas para homenagear o santo.

As comemorações iniciaram no Recife às 6h da manhã, no qual a Colônia de Pescadores Z-1 do Pina, que há 54 anos mobiliza familiares e moradores do bairro, começou com uma salva de 21 tiros de fogos de artifício. Às 8h foi celebrada uma missa campal na capela de São Pedro. Já à tarde, por volta das 14h e com a maré cheia, iniciou-se a procissão, que reuniu mais de 50 barcos de pesca, percorreram as águas da Bacia do Pina. Um andor com a imagem do santo abriu o cortejo, que saiu da ponte do bairro, seguindo pelo Porto do Recife até a chegada entre as pontes da Boa Vista e Duarte Coelho, de onde os barcos retornaram. De volta à Colônia, houve diversas apresentações populares.

Ainda não para por ai. Ainda nesta noite aconteceram comemorações em todo os cantos do estado, para assim encerrar as festividades juninas. No Recife, o Arraial do pátio de São Pedro e no Sítio da Trindade, haverá a partir das 19h shows culturais com artistas locais e apresentação de quadrilhas juninas.

Mas é no interior que os festejos pegam fogo. Na cidade de Itapetim – local onde é realizada uma das mais tradicionais festas de São Pedro - no Sertão do Pajeú, na divisa de Pernambuco com a Paraíba, há 420 km do Recife, as bandas Gatinha Manhosa, Gatos Boys e Carneiro do Acordeom animarão a noite. Em Carpina, o encerramento das festividades juninas será com a banda Cavalo de Pau. Já em Caruaru a festa será comandada por Assisão, Banda Magnatas do Forró, entre outras. Na cidade de Vitória de Santo Antão as bandas Brucelose e Anjos do Forró, agitarão a noite.

E você, vai ficar em casa comendo milho? Escolha a sua programação e caia no forró.

Festas Juninas

Em cada canto de Pernambuco São Pedro é festejado

Por Joceline Irany
Do Feira – Livre.



No mês de junho se comemoram três santos São João, Santo Antônio, e São Pedro. E em homenagem a eles surgiu a festa junina que são tradicionais do nordeste. As celebrações são feitas em Paróquias, e o povo paga promessas e agradece pela graça alcançada.Tudo isso se juntou ao forró e comidas típicas da região.
Hoje é dia 29 de junho é o dia do ultimo santo, São Pedro que é padroeiro dos pescadores, possui as chaves do céu e é o santo é padroeiro da praia de carne de vaca que fica a 80 quilômetros de Recife. Esta manhã no município, o santo foi festejado com procissões, missas, festejos e muitas orações.
A tarde houve uma procissão marítima e os pescadores levaram a imagem do santo em seus barcos. Agora a noite a animação em Carne de Vaca fica por conta de apresentações de grupos de ciranda, coco, forró e orquestras sinfônicas.
Em clima de forró o estado festeja São Pedro, em cada canto bandas e grupos folclóricos se apresentam e muitas fogueiras são acesas.No Recife houve comemoração religiosa no bairro do Pina, os pescadores da Colônia Z-1 saíram em procissão às 14h.
No Pátio de São Pedro, no bairro de São José, foi celebrada uma missa, para animar a noite a prefeitura preparou uma programação especial.
Quem abre a noite é a Quadrilha Junina Tradição depois segue a apresentação de Daniel Bruno,Trio Os Quentes do Forró e Geraldo Maia. Rogério Rangel que fez muito sucesso no São João de Caruaru sobe ao palco do Pátio de São Pedro, às 22h.
Caruaru a capital do forró não poderia ficar de fora, a noite hoje será animada pelo desfile de “drilha” Turisdrilha pela Agamenon Magalhães com trio elétrico a musica fica por conta das bandas Colo de Menina e Gaviões do Forró. No pátio de eventos a animação fica por conta de Genaro e Walquíria, Assisão, Vilões do Forró.

Tecnologia



Apple lança o iPhone

por Eduado Irineu
do Feira-Livre



Chega às prateleiras dos Estados Unidos nesta sexta-feira, o aguardado telefone celular da Apple, o iPhone. As vendas começaram às 18h ( horário de Nova York, 19h em Brasília). O aparelho vai custar entre U$ 499 e U$ 599, e a empresa informou que cada pessoa pode comprar, no máximo, dois aparelhos.


Muitos executivos estão ansiosos para ter um iPhone. Desde o início da manhã de hoje, centenas de clientes já faziam fila diante das lojas da Apple em Chicago, Nova York e São Francisco. Para alguns que não puderam sair do trabalho, o jeito foi pagar para que outros ficassem na fila por eles. Lauren Smith, 21, era a número 144 na fila na loja da Apple na Fifth Avenue em Nova York e disse que seu chefe pagou 15 dólares por hora para que ela esperasse o início das vendas do iPhone. “Se chover, eu vou ligar para ele e tentar arrancar um pouco mais de dinheiro", disse Smith, que trabalha para o grupo de mídia Worldwide Biggies. "O iPhone não é algo que eu esteja morrendo de vontade de ter", opinou.

O novo aparelho é acionado a partir de toques na tela. Além de fazer e receber ligações, ele armazena música, e-mails e fotos.


Alguns especialistas em tecnologia criticaram o aparelho. Eles afirmam que o iPhone não é equipado com GPS e não pode ser acessado por meio de voz.O diretor-presidente da Apple Inc., Steve Jobs, diz que espera vender 10 milhões de aparelhos até 2008 e planeja ganhar 1% do mercado de telefones celulares.



Para Jobs o iPhone “é o melhor iPod já feito e um fantástico celular. Se não fosse nada além de um celular, seria realmente bem-sucedido. E a terceira coisa é que é a Internet no seu bolso, pela primeira vez."

Tecnologia

Celular para o mundo

Por Fabiana Francelino

Para o Feira Livre

O lançamento mais esperado do ano quando o assunto é tecnologia em celular,aconteceu nesta sexta-feira nos EUA. É o iPhone o novo aparelho de celular da Apple,empresa que reinventou o computador pessoal nos anos 70 e 80 com a criação dos Macintosh,que combina telefonia,música,vídeo,fotos em alta definição e acesso à Internet.

O que torna o iPhone referência em telefonia móvel,sem dúvida são as tecnologias que o aparelho oferece.Uma tela de 3,5 polegadas sensível ao toque dos dedos.Uma câmera com a qualidade de dois megapixel,tecnologia Wi-Fi de acesso sem fio e alta velocidade à Internet,e Bluetooth para conexão com acessórios e outros aparelhos.

Outro atrativo do iPhone é uma bateria que proporciona 8 horas de telefonia,6 horas de Internet,7 horas de vídeo e até 24 horas de áudio.Além do tamanho mede 6,4 por 4 centímetros,espessura de 1centímetro,pesando 127 gramas.

O custo para os planos de serviço no período de dois anos será de 60 dólares ao mês,por 450 minutos de telefonia de voz,acesso ilimitado de dados e 200 mensagens de texto.

Para adquirir essa tecnologia os valores variam entre 500 e 600 dólares- dependendo da opção entre 4 ou 8 gigabytes de memória flash (http://latam.apple.com/buy). O iPhone será vendido a princípio nas lojas on-line da Apple e nos pontos de venda da AT&T,operadora exclusiva da telefonia que possui exclusividade dos recursos de voz.As vendas começaram hoje às 18h,no fuso horário americano.

Tecnologia


Lançado o iphone

por Rochelly Pinho
do Feira-Livre


O mais esperado lançamento do ano enfim em mãos. Nesta sexta-feira, 29 de junho a Apple Corp conseguiu finalmente adentrar o mercado de comunicação móvel, e marcou sua chegada com grande estilo, lançando o iphone.

O novo celular conta com uma interface de softwares simples, intuitiva e inovadora. O iPhone usa conectores de sincronização e de fone de ouvido padrões do iPod, traz câmera fotográfica de 2 megapixel e conta com apenas um botão em sua parte frontal que. Por estes atributos arrebatadores, antes mesmo do lançamento, os admiradores do produto estavam eufóricos. A expectativa era tanta para a chegada do novo celular que os lances para a compra do primeiro aparelho ultrapassaram um milhão e meio de dólares e as filas se formaram desde cedo em frete as lojas Apple AT&T. O lançamento aconteceu as seis horas da noite, mas as pessoas já estavam formando fila desde as cinco da manhã.

O grupo de pesquisa M:Metrics, divulgou uma pesquisa que revela que ao menos 26 milhões de usuários têm interesse em adquirir um iPhone. E para suprir a necessidade a empresa espera vender até 2008 mais de 10 milhões unidades no mundo.

Mas por enquanto, o iPhone só esta disponível nos Estados Unidos e nos modelos de 4 GB e 8 GB, com preços sugeridos de 499 dólares e 599 dólares, respectivamente.

sexta-feira, junho 08, 2007

Violência

Violência no Brasil

Por Thaís Leão
Do Feira Livre


Violência, impunidade, respeito, esperança...
Essas são apenas algumas palavras repetidas diariamente na ruas e nos jornais, palavras que se tornaram comuns ao nosso cotidiano. Outro dia tive a oportunidade de assistir ao filme vida de inseto, um história que trata da luta das formigas, que ameaçadas pelos gafanhotos eram obrigadas a colher alimentos para eles. O desenrolar do filme mostra que com o passar do tempo, as formigas compreenderam que estavam, em maior número e por isso não deveriam temer a essa opressão imposta pelos gafanhotos. Mas elas sofreram muito antes de aprender.
Volto a realidade e vejo que o Brasil é um grande formigueiro acuado pela violência, onde todos os dias milhares de pessoas são obrigadas a entregar seus pertences à assaltantes, e outras tantas perdem suas vidas. Elegemos nossos governantes, mas não cobramos suas promessas, e quando alguns dos nossos unem-se para lutar contra essa opressão, são esmagados por uma palavrinha chamada “burocracia”. Assim aconteceu com os pais da jovem Gabriela, que numa tentativa de alterar algumas das nossas leis arcaicas colheram milhares de assinaturas, mas foram barrados pela burocracia.

Se o abaixo assinado tivesse chegado aos parlamentares, talvez hoje os menores infratores que participaram dos assassinatos do menino João Hélio, da jovem Liana Friedenbach e seu namorado Felipe Silva Caffé, fossem devidamente condenados como os demais que participaram dos respectivos crimes. Pois se eles agem como adultos para roubar e matar, deveriam ser punidos como tal.
O tempo vai passando e apenas e apenas as incertezas permanecem:
- Quantos anos mais teremos que sofrer com essa impunidade descontrolada e essa violência desmedida?
- Quantos vidas mais terão que ser sacrificadas, para que nossos governantes resolvam tomar as devidas atitudes?
- Quantos sonhos mais terão que ser interrompidos?

Crônica

Jornalista, lobo mau?
Lobo sim. Mau não

Por Thaís Leão
Do Feira Livre


Certo dia na redação de um jornal do recife adentrou uma menina cujo chapéu era vermelho cor de carne, aparentando um ar um tanto quanto assustado, olhando para todos os lados, foi caminhando sem direção até chegar a uma sala ao final do corredor, abriu a porta delicadamente e deu de cara com o editor-chefe, então não tardou a afirmar:

- Que olhos grandes você têm. – a resposta veio logo em seguida.
- São para enxergar melhor. – respondeu o editor.
- Que orelhas grandes você têm. – prosseguiu a menina.
- São para ouvir melhor. – novamente respondeu o editor.
- Que boca grande você têm. – insistiu a menina.
Já sem um pingo de paciência, o editor levantou, chegou próximo da menina e respondeu:
- Olha aqui menina, nós estamos atentos a tudo e a todos, aprendemos a ouvir muito bem todos os lados de uma história, e logicamente contamos tudo o que para nós chamamos de notícia. Mas a isso damos o nome de JORNALISTA e não lobo mau!!!


Ser jornalista nunca foi sinônimo de vida tranqüila, pelo contrário, a profissão necessita de pré-requisitos básicos: Agilidade, atenção redobrada, paciência, ouvidos apurados, um texto incrivelmente impecável, entre outras coisinhas básicas (tudo bem, isso pode parecer exagero para muitos, mas o dia-a-dia numa movimentada redação, nos prova o contrário). Perseguidos pela ditadura, enfrentaram algo chamado censura, aprenderam a duras penas o significado da palavra sacrifício pelo ofício e utilizaram um artifício muito conhecido dos poetas românticos, o pseudônimo. Ser jornalista é aprender a olhar a vida além do que ela se apresenta, é aprender a ouvir melhor do que um tuberculoso (sem ofensas), é aprender a ser os olhos e os ouvidos de uma população sedenta por informação. Ser jornalista é ir além das suas possibilidades, é passar noites sem dormir, é arriscar tudo pelo simples prazer de contar, é em alguns casos arriscar a própria vida (que o diga, Tim Lopes). Mas acima de tudo é aprender que entre a ética e a uma notícia bombástica, existe um ser superior, o leitor-ouvinte-telespectador, que merece o devido respeito. Se apesar de todas as informações acima citadas, ainda assim formos comparados a uma alcatéia, o único argumento do qual poderemos nos utilizar é: “se não pode com eles, junte-se a eles”.Somos lobos sim, mas passamos longe de ser mau.

Obras fantasmas

Descobertas mais duas obras inacabadas da Gautama

Por Eduardo Irineu
do Feira-Livre

Alagoas – A caixa d’água, que deveria ser abastecida pelo Rio São Francisco e levar irrigação à dois mil agricultores, está vazia. A Gautama já recebeu mais de 50 milhões de reais pelo projeto, mas os trabalhos estão parados há três anos.

Em Paulinho Neves, interior do Maranhão, a obra sobre o Rio Formiga custou 1,8 milhão de Reais, mas como a BR-402 não saiu do papel, por iniciativa privada foi decidido aproveitar o vão de concreto para ganhar dinheiro. Debaixo da ponte, o comércio informal está na venda de churrasquinho, no aluguel de redes, e o descanso fica por conta da mesa de bilhar. “A ponte inacabada ficou tão conhecida que vai virar ponto turístico da cidade”, diz o comerciante Manoel de Aquino, um dos novos ocupantes da obra.

Edição: Alexandre Acioli Jr.

Obra Embargada

Obras das Torres Gêmeas podem recomeçar

Por Eduardo Irineu
do Feira-Livre


Brasília – O julgamento do processo da construtora Moura Dubeux, no antigo terreno da Mesbla, teve a votação de quatro ministros do Supremo Tribunal de Justiça à favor da suspensão da liminar que embarga as obras. Apenas o Ministro Hebert Beijamim pediu mais tempo para analisar o processo com mais calma. A tendência é que seu voto seja igual aos demais. Mesmo que seja contra, as obras podem ser reiniciadas imediatamente.

“O terreno do impedimento encontra-se fora de qualquer perímetro ambiental ou histórico”, argumenta o ministro Marcos Vinícius Vilaça que também é uma das testemunhas da construtora. “ O importante é que, se for confirmada a votação favorável em Brasília, o reinício das obras será imediato”, explica Vilaça. No entanto, existem outras ações processuais que impedem a construtora Moura Dubeux de finalizar seu projeto. Em uma delas, a Mesbla S/A reclama a posse do terreno que foi indevidamente vendido pela Mesbla Náutica.

Através de sua assessoria de imprensa, a Moura Dubeux informa que já possui um plano para avaliar as condições das obras e manter a data inicial de entrega dos imóveis. No cronograma está previsto a construção de quatro lajes por mês, mais o incremento das alvenarias internas.

Edição: Alexandre Acioli Jr.

quarta-feira, junho 06, 2007

Matrimônio

O início do felizes para sempre



Dulce Mesquita
Do Feira-Livre

Se você passou toda a sua vida imaginando chegar ao altar e este sonho será realizado nos próximos meses: acorde! Programar a cerimônia e recepção de casamento requer muita organização e paciência. Além das alianças, os noivos precisam se preocupar com os convites, a decoração, o buffet, as músicas, tudo para que este momento do sim não se torne um pesadelo.

Com a data marcada, o passo seguinte é indicar como e onde será a festa. De acordo com a consultora de eventos, Sueli Costa, a cerimônia precisa combinar com o estilo do casal. “Modernos, tradicionais, românticos, praieiros. O ideal é que o casório seja a cara dos noivos. Tudo precisa ser organizado com antecedência”, frisa. A lista de convidados também precisa estar pronta antes de começar os preparativos.

Os detalhes do matrimônio irão se adequar ao tipo de festa escolhido. A tendência é inovar, seja nos convites, músicas e buffet. “Até o vestido da noiva pode ser diferente do habitual. O importante é que os noivos participem de toda a programação para sair tudo do gosto deles”, diz a consultora.

O casal Mauro Fonseca e Mariana Silva decidiu trocar as alianças numa boate. “Foi em uma que nos conhecemos e, como trabalhamos como promoters, achamos que tinha tudo a ver conosco”, disse o noivo. Já os recém-casados Carlos Vinícius e Priscila Maria optaram pela praia como cenário para as juras de amor eterno. “Tinha mais a ver conosco. Não nos arrependemos por realizar lá, pois foi maravilhoso e divertido”, lembra Priscila.

A lua-de-mel também não deve ficar de fora da programação. Se o casal preferir, há agências que providenciam toda a viagem, hospedagem e passeios. A dica é fazer da cerimônia de casamento o início dos felizes para sempre.

Serviço:
- Novo Diamante Alianças – 3224.1135
- Buffet Diamante – 3477.3380
- Rosendo Foto e Filmagem – 3471.1985
- Marluce Pontes Recepções – 3437.7115
- Gb Recepções – 3221.8797
- Espaço Verde Eventos – 3431.1444
- Buffet Vera Lopes – 3443.1249

Confira o video abaixo.



Edição: Alexandre Acioli Jr.
Observações: sem crédito na foto.

terça-feira, junho 05, 2007

Festa

A volta da Tv Pernambuco

Por: Carolina Ulisses
do Feira Livre


Após oito anos de espera, enfim a TV Pernambuco reestreiou a sua programação na cobertura do São João de Caruaru. O governador Eduardo Campos está recomeçando a herança da TV Pública deixada pelo seu avô, o ex-governador Miguel Arraes.

O slogan Caruaru 150 anos, TV Pernambuco 150 horas no Ar, vem seguindo a risca. Cerca de 30 funcionários estão trabalhando a todo vapor para colocar o canal 12 em plena função no ar.

O dia para reinauguração não poderia ser melhor, sábado, dia 02 de junho, na abertura do São João de Caruaru. A TV Pernambuco estará todos os dias ao vivo até o dia 30, mostrando tudo o que acontece aqui em Caruaru.

Edição: Alexandre Acioli Jr.
Observação: sem negrito na assinatura, atenção à caixa alta, acentuação gráfica, pontuação, ortografia.

Registro

Civilização do couro

Por Monique Cabral
Do Feira-Livre


“O vaqueiro foi aos alforjes e veio com uma manta de carne de bode, seca, e um saco cheio de farinha, com quartos de rapadura dentro”, esse cotidiano tão corriqueiro na vida dos sertanejos, descrito na prosa de Rachel de Queiroz, foi registrado pela lente do fotógrafo Geyson Magno no livro Encourados (R$126,00). Um portfólio de imagens que foge do trabalho comum sobre um tema tão familiar aos brasileiros, revelando o dia-a-dia do homem nordestino, o olhar intenso, a pele marcada pelo sol, a luta, o sofrimento do vaqueiro em seus trajes de couro, seus modos e particularidades.
Foram três anos viajando pelo Sertão dos Estados nordestinos e conquistando a confiança de seus personagens. O resultado pode ser visto nas 164 fotografias coloridas, que vão dos detalhes às grandes paisagens, divididas em cinco capítulos “Do Engenho à Criação”, “Honra e Sorte”, “O Som do Fogo”, “Carne Viva” e “Consagração”.

















Símbolos vazados, lembrando as marcas feitas no gado para identificação de seu dono e trechos das obras de escritores brasileiros que traduziram a saga dos “encourados”, como Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Ascenso Ferreira, Ariano Suassuna, ilustram o início de cada tema. Além disso, o livro traz textos da jornalista Adriana Victor, arte gráfica do designer Ricardo Gouveia de Melo e Manuel Dantas Suassuna, abordando também a música, com um CD encartado, contendo a trilha sonora composta por Berna Vieira, para a exibição das mesmas imagens.

segunda-feira, junho 04, 2007

Cultura

100 dicas de como esquecer o ex

Por Thaís Leão
Do Feira Livre

Na contra mão do romantismo utópico que invade os corações dos apaixonados, neste mês de
junho, mais precisamente no dia 12 da próxima semana, livros de auto-ajuda são vendidos aos montes para curar ou ao menos tentar acalmar o coração daquelas moças abandonadas pelos respectivos namorados. Um dos livros mais vendidos é o da escritora americana Mandana Hoveyda que tem um título bem sugestivo : “Estou Ótima, como sobreviver os 100 primeiros dias depois de levar um fora do AMOR da sua vida”.

Nunca é fácil aceitar um fora, mas o livro trata o tema com humor, estimulando as mulheres a concentrar seus esforços em si próprias: hora de ir às compras, de visitar os amigos, de tomar um banho de lama ou fazer uma massagem com ervas, de se apaixonar novamente. O livro é uma espécie de diário: "Algumas pessoas dizem que, dia após dia, o amor lhes ensina mais do que qualquer coisa que tenham aprendido na escola. Eu concordo. Especialmente quando ele terminou comigo. Foi em março, estava frio e chovia, Estávamos num bar. Eu tinha acabado de pedir uma cerveja. Fui deixada sozinha numa mesa com dois chopes e sem planos. Bem, a não ser o de beber dois chopes... Lembre-se: Se eu sobrevivi ao fim do namoro, qualquer uma pode", escreve a autora na introdução. A cada nova lição, o livro traz ilustrações da própria autora, que acrescentam no humor às dicas. Ainda segunda ela, não é tão difícil sobreviver os 100 primeiros dias depois de levar um fora do namorado, como se costuma dizer.


“Estou ótima” é um livro de leitura rápida, com uma linguagem cotidiana, descontraída e de fácil compreensão. Fica aqui uma dica para as meninas desamparadas, ler e dar boas risadas das situações que a autora sugere como formas de fugir do fantasma do ex.


Estou Ótima, como sobreviver os 100 primeiros dias depois de levar um fora do AMOR da sua vida
Hoveyda, Mandana
Jaboticaba
2005 – Preço = R$ 29,00

I’m fine! – A really helpful guide to the first (Em inglês)
Hoveyda, Mandana
Chronicle Books
2004 – Preço = R$ 35,87

Medicina

Auto-Hemoterapia: Polêmica à vista

Por Diego Alpoim
Do Feira-livre


O Fantástico levantou a polêmica no mês passado, publicando uma reportagem sobre a Auto-hemoterapia. O que é auto-hemoterapia? É um recurso terapêutico de baixo custo, um método simples que se resume em retirar sangue, de 5 à 20ml, de uma veia e aplicar no músculo, com isso estimulando o Sistema Retículo Endotelial, e quadruplicando os macrófagos, células importantes no mecanismo de defesa do sistema imunológico. Esse tratamento promete curas para doenças como: Artrite, Asma, Glaucoma, herpes, Pneumonia, Poliomelite, entre várias outras.

Foi mostrado na reportagem o DVD de auto-hemoterapia, que está sendo vendido, do Doutor Luiz Moura, integrante Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. Nele passa o médico aplicando a injeção em pacientes, explicando como é a técnica e citando diversos casos de cura. Segundo Moura, o tratamento ajuda também na cura do câncer. ´´ É uma prevenção contra um possível câncer``, afirma o clínico.

Mesmo com todos esses aspectos, a favor da Auto Hemoterapia, para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o CRM do Rio de Janeiro, é uma técnica ultrapassada e ainda não há comprovação científica.

O presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia, Carlos Chiattone, também condena esse tipo de recurso. ´´ "A Sociedade Brasileira de Hematologia e hemoterapia vê com muita preocupação a possibilidade de pacientes que possam se beneficiar ou possam curar de doenças graves com a medicina tradicional possam perder a chance de cura, abandonando o tratamento convencional``, afirmou Chiattone.

Justamente em Pernambuco, que é um dos estados contra esse tipo de prática, a auto-hemoterapia está sendo usada em caráter experimental pela Secretaria de Saúde de Olinda, está usando a auto-hemoterapia em caráter experimental. "Até agora, das 15 pessoas escolhidas para os testes, 90% dizem que melhoraram muito ou acabaram os sintomas", informou o secretário municipal de Saúde de Olinda, João Veiga, que também é médico e é quem aplica as injeções.

Enfim, esse assunto ainda vai dar muito o que falar e o tema está em aberto para ser discutido entre as autoridades médicas e do governo. Pesquisas devem ser realizadas para ser comprovada ou não, a eficácia do tratamento.


- O que é a auto-hemoterapia



- Demonstração da auto-hemoterapia

Cultura

Sonho de amor e fé no São João

Por Priscilla Aguiar
do Feira-Livre

Durante as festas juninas, típicas da Região Nordeste, apesar do milho verde, da fogueira e das tradicionais quadrilhas, as brincadeiras com adivinhações costumam reunir moças querendo saber sobre o seu futuro no amor. No Brasil, a data festeja três importantes santos católicos: São João (24 de junho), São Pedro (29 de junto) e Santo Antônio (13 de junho).

Conta-se que uma jovem a procura de um noivo comprou uma imagem do santo português (Antônio), que têm tradição de casamenteiro, criou um altar e passou a pedir uma cara metade todos os dias. Cansada de pedir e esperar, a moça se irritou e jogou a imagem pela janela. A estátua caiu encima de um rapaz, que bateu na porta para devolver a sua dona e os dois terminaram se apaixonando e casando. Desde então, os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, têm ganhado vários devotos.

A dona de casa Marlene Miranda Soares, 61 anos, fez a simpatia da bananeira e deu certo. “Eu fiz a noitinha. Coloquei uma faca na bananeira e rezei o Salve Rainha (até nos mostrai). No outro dia cedinho, às 6h, fui conferir e tinha Inal, uma letra que não dava para entender muito bem (eu achava que era um C) e um O. Também tinha um S e depois Araújo. O nome do meu marido é Inaldo Soares de Araújo”, conta.

A empresária Fátima Lima, 51 anos, fez a simpatia da moeda na fogueira. No dia seguinte, quando perguntou o nome do mendigo a quem deu a moeda, ele disse que era Antônio, o primeiro nome do seu marido, Antônio Wagner. “Quando a fogueira estiver queimando você joga uma moeda dentro. No dia seguinte, você vai ter que encontrar a moeda e guardar. O primeiro mendigo que te pedir esmola terá o nome do seu esposo”, explica.

Fátima também fez a simpatia da moeda, aos 22 anos, quando ainda nem namorava. A aliança bateu duas vezes no copo e depois de conhecer o seu marido ela levou um ano e seis meses para casar. “Você pega um copo branco e coloca água até a metade. Em seguida pega um fio do seu cabelo, uma aliança, que pode ser de sua mãe, e passa o cabelo por dentro dela, fazendo uma espécie de pêndulo. Reza a Salve Rainha (até a parte de diz nos mostrai) e segura firme o cabelo. A aliança vai tomar impulso e o numero de vezes que ela bater na borda do copo são os anos que faltam para você casar”, ensina, aconselhando que é preciso se concentrar e ter fé.

imagens: google arte: Priscilla Aguiar

Veja outras simpatias para a véspera do Dia de Santo Antônio:



Pingos de vela dentro d'água


Enche-se uma bacia d'água. Reza-se a Salve-Rainha até "nos mostrai". Com uma vela acesa, deixam-se que caiam alguns pingos d evela dentro d'água, até formar letras, que serão as iniciais da pessoa com quem se há de casar.



A mesa-posta

Tudo que a moça comer, durante a refeição do dia, guarda um pouco. Faz jejum e, à noite, quando for dormir, preparará uma mesa ou caixote, com talheres, pratos, copos etc., como se fosse mesmo uma mesa de jantar. Para dois, bem entendido. Reza a oração de São João e pede para ele mostrar, em sonho, o rapaz com quem casará. O que aparecer, em sonho, sentado e comendo na mesa, será o futuro marido.



A canjica


Faz-se um prato de canjica e coloca-se dentro dele uma aliança. Parte-se a canjica em vários pedaços e se distribuem os mesmos com as moças presentes. A que receber o pedaço de canjica com a aliança será a que casará primeiro.


A bacia e os botes de papel


Põe-se no chão uma bacia meia d'água. Cortam-se, depois, vinte tiras de papéis, cada uma com o nome de um estado do Brasil. Em seguida, colam-se os papéis nas bordas da bacia. Faz-se um bote de papel, reza-se a Salve-Rainha (até "nos mostrai") e coloca-se o bote no centro da bacia. Onde ele encostar, aí será o estado em que a moça irá morar, depois de casada.

Aquecimento Global


Dia Mundial do Meio Ambiente desperta senso ecológico


Por Tito Pedroza
Do feira-livre

Inundações, degelo dos Pólos, Tratado de Kioto, efeito estufa, emissão de gases tóxicos poluentes. O que já é fato e o que é previsão? O planeta já passou por varias catástrofes naturais e sempre se recuperou, ainda que de forma lenta e gradativa, mas agora a Terra está doente, está com febre. E nós somos a causa desse Aquecimento.

O tema aquecimento global tem se tornado uma constante em nosso dia-a-dia. Muito se fala e pouco se esclarece sobre o fato. O que vem sendo feito e o que ainda pode ser feito para evitar trágicas conseqüências para a vida na Terra? É possível conseguir o engajamento da sociedade em ações de preservação do meio ambiente sem promover pânico?

Na próxima terça-feira(05), Dia Mundial do Meio Ambiente, várias atividades serão realizadas no Estado e promovidas pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA). “Mostramos, com nossa história, que somos bons destruidores da natureza com nossos ciclos da cana, do café, do ouro, do algodão e nosso acelerado processo de industrialização.”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Aristides Monteiro.

O fato é que a sociedade organizada e globalizada está, cada vez mais, interessada em entender sobre a problemática e tentar de alguma forma colaborar para minimizar as conseqüências. Segundo o diretor-geral de Educação de Jaboatão dos Guararapes Emanuel Souto, Ações extremas como as do GREENPEACE servem para alertar a sociedade, no entanto a diferença será feita nas pequenas ações de cada cidadão. “É preciso formar Ecocidadãos em nossas escolas. O que ainda é muito difícil já que as necessidades do homem parecem remar contra as necessidades da natureza”, reforça Souto.

Programas e políticas públicas de reflorestamento e educação ambiental ainda são as melhores opções para conter e esclarecer a situação à sociedade.




Edição: Alexandre Acioli Jr.
Observação: sem crédito na foto, atenção à ortografia e à formação das palavras.

Entretenimento

I Wanna be a Hero

Cecilie Brissant
do Feira Livre

Viagem no tempo e espaço, regeneração do corpo, invisibilidade entre outros talentos inimagináveis. Não, este não é outro filme de Spielberg, com efeitos inovadores e personagens singulares. Isso é Heroes, a nova série que vem conquistando fãs no mundo e que, com apenas uma temporada com 23 episódios, já tomou o lugar da queridinha Lost.

Heroes foi ao ar Brasil no canal Universal Channel, todas as sextas-feiras, às 21h. Em breve, a série estará disponível na TV aberta, ao que tudo indica, estão na Rede Record, que deverá estreiar a série no final do ano ou janeiro de 2008. A idéia é exibir os 23 capítulos seguidos, diariamente.

Em entrevista à revista Comic Con, Tim Kring, o criador da série, revelou alguns detalhes sobre a 2ª temporada, e como ela se relaciona com os "volumes" 2 e 3 da série, dizendo que eles não irão seguir o padrão estabelecido pelo volume 1, o qual levou a primeira temporada inteira para concluir. Em vez disso, o Volume 3 poderia possivelmente começar no meio da 2ª temporada, significando que o 'Volume 2:Gerações' só vá durar metade de uma temporada.


Isso é bom para a série. Faz com que as histórias não se prolonguem tanto, facilitando até um entendimento melhor da trama. Ainda é cedo para falar sobre a nova temporada até por que as gravações ainda nem aconteceram, mas, de acordo com a NBC, haverá uma temporada e a sua estréia será em setembro deste ano. Pensando nas surpresas que poderão acontecer na 2ª temporada, a NBC, irá criar uma série derivada (spin-off) chamada "Heroes: Origins" (Heroes: Origens), que irá apresentar em cada episodio um herói novo, que terá o veredicto do publico para continuar na segunda temporada de Heroes ou não. O esquema é o mesmo de um "reality show" já que a decisão sobre o destino do personagem partirá do público.


A nova série terá 8 episódios, mas ainda não foi confirmado se ela será exibida após o final da primeira temporada ou durante a segunda temporada. Existe também a possibilidade de heróis conhecidos aparecem nessa nova série.

Maiores informações da série é só acessar o site http://heroesbrasil.blogspot.com/ ou no blog do autor Tim Kring, http://blog.nbc.com/heroes

Assista ao trailer da série:



Editado por Tacyana Viard
Observações: faltou a assinatura no texto e a separação de parágrafos.

Encontro








I Encontro de Restaurantes Populares em Brasília





Por Elaine Menezes
Do Feira-Livre.


O encontro realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio reuniu na Academia de Tênis Resort, em Brasília, cerca de 110 gestores de Restaurantes Populares (RP’s) de todo o Brasil.

O evento organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) teve o intuito de melhorar a capacitação dos gestores de restaurantes populares e para a troca de experiências que deram certo na alimentação popular.

Segundo o ministro do MDS, Patrus Ananias, o encontro possibilitou fazer uma avaliação dos trabalhos realizados pelos gestores desses restaurantes. “A meta do evento foi fazer uma avaliação dos trabalhos que estamos desenvolvendo em parceria com as prefeituras”, relata.

O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Francisco Menezes, afirmou que o encontro foi positivo para o desenvolvimento do programa. “Ele teve um aspecto de, pela primeira vez, fazer encontrar gestores de todo Brasil. Tivemos uma extraordinária reunião de experiências. Certamente, um forte intercâmbio dentro da construção do Sistema Segurança Alimentar”.


Durante o evento também foi lançado o Plano Nacional de Formação de Gestores, que pretende capacitar os administradores dos RP's com encontros e cursos à distância.

Em Pernambuco existem apenas três restaurantes em funcionamento. Dois no Recife - sendo um no bairro do Totó e outro no Cais de Santa Rita e um em Petrolina. Mas ainda este ano, serão iniciadas as obras de mais dois restaurantes, um na cidade de Olinda e outro em Vitória de Santo Antão.

Resumo:

Os RP’s são Unidades de Alimentação e Nutrição destinadas ao preparo e comercialização de refeições saudáveis, ofertadas a preços acessíveis à população (a maioria deles cobram apenas um real pela refeição), e devem localizar-se preferencialmente em grandes centros urbanos de cidades com população superior a 100.000 (cem mil) habitantes.

O público beneficiário dos restaurantes são trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. O MDS apóia a instalação de Restaurantes Populares através de financiamento de construção, reforma e adaptação de instalações prediais, aquisição de equipamentos permanentes, móveis, utensílios e equipamentos de proteção individual (EPIs) novos.


Serviço:

Restaurante Popular – Bairro do Totó
Avenida 11 de Agosto, s/n° (Coordenadoria Regional de Assistência Social – CRAS, no Centro Social Urbano Bidu Krause)
Funcionamento: das 11h30 às 13h30
Preço: R$ 1,00

Restaurante Popular – Cais de Santa Rita
Cais de Santa Rita, s/n - Bairro de São José
Funcionamento: das 11h às 13h30
Preço: R$ 1,00

http://www.mds.gov.br

Falta de apetite sexual.


Está na hora de acordar

Por Péricles Boumann
do Feira-livre


Mulheres. Elas, que sempre costumam deixar os homens à flor-da-pele, que destilam seu charme quando produzem um visual para arrancar elogios, ou quando apenas querem ser elas mesmas e mesmo assim acabam atraindo os que assim como ela, mesmo quando não estão nem aí, as observam. Essas mulheres, como elas seduzem. Pasmem, há um probleminha que anda rodando o mundo feminino e que está deixando muita gente assustada.

Quem diria, saiu recentemente na revista Veja Mulher, uma reportagem indicava que 10% das mulheres brasileiras não tem apetite sexual. Então a pergunta paira no ar: O que está acontecendo? Não conseguem adivinhar? A sexóloga Silvana Melo explica, “esse fator desencadeia ou pela falta de orgasmo, que constrange certas mulheres e por isso elas ficam inibidas a terem novas relações, ou pelo stress do dia-a-dia, ou pelo aumento da prolactina (hormônio que pode dá uma baixa no desejo sexual), que nesse caso também ocorre com os homens, ou conflitos pessoais, emoções retidas, enfim, uma série de fatores que podem não deixar que o desejo se liberte.

Talvez este fator não seja tão inquietador assim, por vários anos as mulheres tinham apenas que servir o seu marido, e naquela época era muito difícil obter o apse numa relação. Estas restrições atravessaram gerações e até hoje muitas famílias criam suas filhas de uma forma muita restrita. O diálogo não é aberto e isso faz com que o medo se instale e reprimam os desejos mais íntimos e por que não dizer, saudáveis. Aliado tudo isso ao corre-corre de uma vida capitalista, é necessário um pouco mais abertura nos relacionamentos para que esse problema acabe.

Para que esta desagradável notícia não se torne mais um tema avassalador, algumas mulheres indicam mais incrementos na hora de uma transa, despertar no casal suas fantasias e abusar do inusitado pode dá uma considerável renovada na vida a dois.



















Chamadas 04/06/2007

















Dia dos namorados gera expectativa no comércio [ Foto + Áudio]
Por Rochelly Pinho
Domingo é dia de ir para o centro do Recife. O comércio estará aberto à espera dos casais que querem gastar... E você ta esperando o que? Viva às compras!!!








Gaydrilha anima São João na Capital do Forró[ Foto+ Vídeo]
Por Bruno Xavier
Irreverência, atitude e muita falta de vergonha... É a Gaydrilha que diverte todos no São João em Caruaru...







Meu Primeiro Amor

Arrasta-Pé

Forró sob trilhos

Por Guilherme Vila Nova
do Feira - Livre


Sábado, 02 de junho de 2007, Praça do Marco Zero, no Recife. Escuta-se o apito. Os relógios já marcam 16h10 da tarde. Homens, mulheres e crianças se preparam para uma viagem, digamos um pouco diferente. O destino, Cabo de Santo Agostinho e o meio de transporte é um trem todo decorado com bandeirinhas e balões. Dentro dos vagões encontram-se pessoas com uma única finalidade, se divertir e dançar muito forró.

Assim é o trem do forró, que fez sua primeira viagem em 1991, e agora completa 17 anos de muita animação, com um público estimado em mais de 100 mil pessoas. O trem possui cerca de 130 pessoas que trabalham em cada viagem para garantir sua diversão e é composto por sete vagões, comportando até 90 passageiros, contando com serviço de bar, carro de apoio durante todo o percurso, segurança e um trio de forró pé-de-serra.


A alegria toma conta de cada vagão, não tem como não se sentir contagiado pelas pessoas que ali se encontram. A cada curva, a cada freada é uma experiência nova. No embalo da sanfona, da zabumba e do triângulo, as pessoas arrastam o pé num percurso de 42 km, contabilizando cerca de cinco horas de festa.

“Primeira vez que eu participo dessa festa, e estou adorando muito. O trem do forró é só animação, ano que vem estou aqui com certeza”, diz a administradora, Kátia Regina, 27 anos.

A chegada na cidade do Cabo é uma verdadeira festa. O público é recebido com animação, ritmo e cores, participando de um verdadeiro espetáculo da cultura popular, quadrilha, bacamarteiros e claro muito forró. É o são joão à maneira popular, a valorização da cultura nordestina, além de retratar características de uma típica cidade de interior.

E quem pensa que na volta as pessoas estão cansadas, se enganam. Parece que a viagem está apenas começando, a animação triplica e a emoção se junta à euforia das pessoas que cantam e dançam explodindo de felicidade dentro dos vagões, fazendo com que contamine até aquelas pessoas que o cansaço insiste em chegar. Haja fôlego.


Os relógios agora marcam 23h15, o trem chega a Praça do Marco Zero. As portas abrem, e dele, descem pessoas tristes pelo fim daquela festa e ao mesmo tempo felizes por terem estado ali se divertindo, seja com amigos ou família, e com apenas uma única certeza de que ano quem vem tem mais. Venha você também conferir de perto a alegria do trem do forró, um são joão diferente que com certeza ficará na memória de quem participar dessa viagem.


Imagens Trem do Forró

Vídeo retirado do site Youtube


Serviço:
Trem do Forró 2007
Valor: R$ 60,00 ( por pessoa )
Saídas: 09, 10, 16, 17, 23, 24 e 30
Horário: 16h
Local: Marco Zero - Recife

Informações:
http://www.tremdoforro.com.br/
Fone: (81) 3423.5000

Eternamente Jovem

Eternamente Jovem.


Por: Bruno Barkokebas
Do: Feira Livre.

Edmundo Giffoni é um grande exemplo de que a idade não interfere em seu condicionamento físico, pelo contrário ajuda a manter a mente sã, é o que diz o atleta da terceira idade que aos 87 anos é considerado o rei das quadras e tem uma carreira vitoriosa . “ Os atletas da terceira idade são uma prova de que realmente a vida realmente só está começando a partir dos 70 anos”diz entusiasmado.Os médicos acreditam que o segredo da vitalidade do senhor Edmundo foi iniciar os cuidados com a saúde ainda na adolescência. Além de exercícios físicos, a preocupação também está na mesa. Frutas, verduras e legumes têm espaço garantido no almoço. Um copo de leite também é indispensável.


O tenista mineiro atravessou o século, mas não perdeu a energia. Aos 87 anos, não pára um único dia de fazer exercícios. É um exemplo até para a fisioterapia. Quando perguntado, de onde vem o segredo para tanta vitalidade o entusiasmado tenista respondeu: “A alimentação é um dos componentes chave. Para a pessoa ser longínquo é preciso cuidar da alimentação. Assim como do sono e dos exercícios. Ter complementos como o senso de humor além, claro de uma bela companhia feminina”.


De passagem pelo Recife, Edmundo disputa o campeonato de masters na categoria acima de 85 anos, realizado pela associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A energia conquistada em oito décadas de vida rendeu quase 500 prêmios, nacionais e internacionais em mais de 60 anos dedicados ao tênis. Vinte e um anos depois, seu Edmundo conquistou o maior título de sua carreira: o vice campeonato mundial na categoria acima de 85 anos realizado no Chile. Mas no dia-a-dia, encontra poucos adversários com sua idade,no Brasil apenas 40 atletas estão em plena atividade no país. “Mesmo jogando e treinando, eu gosto de competir.


Uma dica da fisioterapeuta Izabel Gomes é que, o ideal é começar a se exercitar desde cedo, de preferência durante a infância ou adolescência, e fazer disso um hábito. Mesmo assim, nunca é tarde para começar. Procurar um especialista que lhe indique os melhores exercícios, faça uma avaliação física e muito cuidado com a alimentação.

Dicas

Presentes para os atrasados


Por Fabiana Francelino
Do Feira Livre


Passado o Natal, Páscoa e Dia das Mães, a preocupação agora é qual o presente ideal para o Dia dos Namorados?
Para quem adora uma surpresa e se antecipa na escolha, leva vantagem em relação ao preço e variedades, que são os grandes atrativos. E como deixar tudo para última hora é característica de todo brasileiro, o blog Feira-livre preparou uma listinha de opções para quem está nessa situação e com pouca grana.

Mesmos os atrasadinhos que não querem perder a linha romântica, a Loja Planeta Bombom, especializada em doces e bombons, sugere um buquê de rosas de chocolate. Há duas opções: uma caixa de chocolate em formato de rosas que custa R$ 48,00 e outra em formato de pétalas que custa em média R$ 38,00.

Para os que não fazem muito a linha romântica e querem declarar todo o seu amor pelo parceiro e pelo time de futebol, a Pense e Borde lançou este ano um kit que inclui camisa do clube, boné e um coração de pelúcia com as iniciais do amado ou amada, além do símbolo do time, claro. Os kits custam entre R$ 48,00 e R$ 58,00.

Mas se você, além de esquecer de comprar o presente, ainda está com pouco dinheiro, a sugestão são os tradicionais CD’s e DVD’s, nas Lojas Americanas. Opções não faltam.
Cd’s sertanejos, de axé ou brega a partir de R$ 10,00. Já os que preferem MPB, como Marisa Monte e Chico Buarque, saem por R$ 45,00. As opçõs de DVDS também agradam todos os gostos e bolsos. Os preços variam de R$ 9,90 a R$ 45,90.

Não tem mais desculpa para não presentear o seu amor. Um feliz Dia dos Namorados!


Serviço:

Planeta Bombom
Fone: 3221-3888

Pense e Borde
Fone: 3421-3019

Lojas Americanas
www.americanas.com.br


Shopping Boa Vista
Rua do Giriquiti,48
Boa Vista
Fone: 34235666



Editado por Tacyana Viard

Crônica


Meu Primeiro Amor

Por Paula Regina
do Feira Livre

Alguns meses atrás chegou em minhas mãos uma edição da revista ISTOÉ, dada por uma amiga que repetia: “Lê essa matéria aqui, ‘Meu primeiro amor’. Não esquece, é importante”. Li a matéria, mas não entendi a insistência da pessoa. Pensei: “será que ela está insinuando que minha filha está apaixonada?”.

Não resisti e liguei para a tal amiga. Ela me disse que quando leu a matéria pensou em mim porque minha filha está numa idade de se apaixonar... para eu ficar preparada. Agradeci a preocupação e não pensei mais no assunto.

Dias atrás chego da faculdade e, como é de costume, chamo minha filha única para conversar na cama. Ela muito calada, por ali..., com cara de quem precisa desabafar. Lá pelas tantas, depois de falarmos sobre o dia de cada uma, rirmos com besteiras, ela pára e diz: “Mainha, tô apaixonada.....(silêncio)”. Me veio à cabeça milhões de coisas em fração de segundos. Mas pensei em mim, em como eu queria ter tido essa oportunidade de contar sobre meu primeiro amor para minha querida mãe, que era muito careta. Daí falei: “Meu amor, que bonitinho, que coisa linda!!”, ela ainda envergonhada falou: “Eu pensei que tu ia brigar comigo..”. Ela não sabia que eu reformulei tudo que eu já havia pensado em apenas alguns segundos.

Mais alguns dias e ela me contou quem era o garoto, que era da escola, mais velho que ela, mas que era só paquera. Pensei novamente: “Que grande oportunidade eu estou me dando, ser confidente da minha bebê, que agora é pré-adolescente e daqui a pouco uma mulher”.

O primeiro amor a gente nunca esquece. Eu não esqueci!!!
Editado por Tacyana Viard
Observações: A fonte não estava no padrão, assim como a assinatura da matéria.

Drilhas

Gaydrilha anima São João na Capital do Forró

Por Bruno Xavier
do Feira-livre


Alegre e irreverente. Essas são as impressões que ficam em quem já foi a um desfile da Gaydrilha. Lotando a avenida Agamenon Magalhães, em Caruaru, uma das principais da cidade, a drilha é conhecida pela característica de os homens se vestirem de mulher em seus mais variados estilos, ganhando adeptos a cada ano.

No ano passado, foram mais de três mil participantes, que enfeitaram as ruas da cidade com simpatia e bom humor. Teve pitbichas, enfermeiras do funk, tiazinhas, colegiais, thor, feiticeiras, noivas, havaianas e muito mais.

“Pela grande aceitação do público, a Gaydrilha mostra a adaptação das tradições, especialmente no Nordeste, onde as pessoas vêm se transformando em função da necessidade de se destacarem e buscarem algo novo”, afirma o organizador do evento, Marcílio Santos.

A Gaydrilha, que foi fundada em 1988, terá como tema este ano o “É show”, em homenagem aos 150 anos de Caruaru. Considerada uma das mais tradicionais da cidade, a drilha conta com UTI Móvel, camarote VIP e 700 seguranças.

O evento, que será animado pela Banda Taradões do Forró, acontecerá no dia 16 de junho, com concentração no Posto Avenida, a partir das 14h. Os interessados podem se inscrever, no valor de R$ 18, pelo telefone (81) 3723.0333. Ainda segundo Marcílio, a expectativa para o evento deste ano é de atrair quatro mil pessoas.

Para as mulheres que não querem ficar de fora da brincadeira, no dia 17 terá vez a Sapadrilha, feita apenas por mulheres que se vestem de homem e que será animada pela Banda Saia Rodada, com participação especial do ator global Murilo Rosa.





Vídeo da Gaydrilha tirado do Youtube


Editado por Tacyana Viard
Observações: A fonte não estava no padrão estabelecido.

Um Bate-Papo Divertido


Ela diz, Ela diz...


Por Péricles Boumann
Do Feira-Livre

E tudo começa num domingo pela manhã na praia de Boa Viagem. Estava eu curtindo o meu domingo acompanhado de uma bela amiga – que vale salientar, era muito inspiradora -, até que param duas singelas moças ao nosso lado. Como um bom observador que sou, olhei as duas garotas e prestei atenção no modo e nos trejeitos que as duas tinham ao falar.

Cutuquei minha amiga para que ela pudesse prestar atenção na conversa que eu ouvia e que sem querer me senti envolvido. Minha companheira virou-se e também prestou atenção. A conversa iniciara com um contexto bem ousado. Era uma tal de "minha mulher não me quer mais" ou "minha ex-namorada me procurou". Nesse desenrolar de palavras, havia um troca de olhar muito suspeito e foi quando o diálogo partiu para um lado mais erótico. BOOM se deu a expressão de surpresa da minha amiga.

Na verdade, as duas amigas estavam se paquerando e pareciam não saber como dizer isso uma a outra, então estavam enrolando a conversa até que chegassem ao ponto que as duas desejavam. O mais engraçado é como ainda existe pessoas que estranhem um relacionamento ou uma conversa homossexual. Aquilo tudo que se passava ao meu lado soou-me da forma natural. Heterossexuais também se envolvem a partir de uma troca de confidências. Um sociólogo escreveria um belo livro com todo aquele conteúdo.

Não demorou muito para que as possíveis futuras namoradas saíssem de perto de mim e sentassem pouco atrás de onde eu estava e se recolhessem ao mundo de linguagem desconectada dos seus amigos heterossexuais que pareciam não querer entender o que ali se passava.
Editado por Tacyana Viard

Moda

Moda Agreste invade o Fashion Business

Por Andréa Karla

do Feira Livre


Teve inicio hoje a décima edição do Fashion Business, que contará com a participação de quatro empresas do Pólo de Confecções do Agreste Pernambucano. O Fashion Business ocorre paralelo ao Fashion Rio, na Marina da Glória. O evento une moda e negócios ao mesmo tempo e é considerado a maior bolsa de negócios de moda da América Latina. As marcas Sadhu Jeans, By Sander, Macarius e Mangue Beach vão representar o Estado no estande montado pelo Sebrae em Pernambuco.

A empresa Mangue Beach está instalada na cidade de Belo Jardim. Ela atua no segmento de moda praia e fitness. No Fashion Business, a empresa apresentará a coleção Brasil Tropical, que valoriza a fauna e flora do Brasil. As peças utilizam tecidos que garantem conforto e qualidade aos produtos. As cores vivas estarão alinhadas às tendências da primavera/verão, e passarão dos florais aos tons fortes em liso, sempre sugerindo a tropicalidade e jovialidade do povo brasileiro.


A Sadhu Jeans é especializada na produção de uma das peças mais comuns no guarda-roupa, o jeans. As peças se destacam pelas lavagens, cores, botões, cortes e estilo produzidos. A Sadhu, localizada no município de Caruaru traz peças com detalhes conquistados graças ao tratamento do jeans a laser e lavagens de alta qualidade. Feitos em jeans Canatiba, matéria-prima de famosas marcas nacionais, atestam a qualidade do produto. Como a maioria dos brasileiros costumam ter essa peça básica, em seu guarda-roupa diário, elas servem para as mais diversas situações, no trabalho, no almoço e nas baladas, vale a pena conferir a coleção.


A Macarius é uma marca da cidade de Pesqueira, especializada em transformar a tradição e a arte da renda Renascença em roupas delicadas, sofisticadas e graciosas. A empresa apresentará no Fashion Rio a coleção 1000 Folhas, que valoriza a flora brasileira, alinhada à preocupação com a preservação do meio ambiente e o bem-estar do planeta.

A By Sander fundada em 1990, no município de Gravatá. Atua no segmento de lingeries. A coleção a ser apresentada no Fashion Business, batizada de “Íntima Eco”, utiliza materiais 100% ecológico, corretos e apropriados à estação primavera/verão. É uma novidade no mercado nacional, pois é feito em fibra natural de bambu e oferece as vantagens de ser antibacteriano, anti raios ultra-violetas, possui respirabilidade, maciez, conforto e frescor, além de ser de fácil secagem.

Lembrando que o dia dos namorados está chegando e para aqueles que estão indecisos com o presente que vai dar, vale a pena dar uma conferida nas coleções e presentear seu parceiro de forma corretamente ecológica.
Serviço:

Sebrae/PE – (81) 2101-8400
By Sander, contato Alessandra Monteiro - (81) 3533-1714 e 8836-0867
Mangue Beach, contato José Torres Brito - (81) 3726-2019
Sandhu Jeans, contato Djalma Cintra Jr. - (81) 3721-2725 e 9113-0606
Macarius, contato Antônio Macário - (81) 3462-0000 e 9973-7415




Vídeo retirado do Youtube

Liberdade a dois





Relacionamento Aberto


Éricka Melo
do Feira Livre

Relacionamento aberto funciona mesmo? Existe sentimento? E agora que chegou o Dia dos Namorados? Podemos trocar presentes?

Novos tempos... Mas será que o relacionamento tradicional saiu de moda? Quem aderiu ao partido “sexo e amizade” acredita que sim. Porém, as regras que regem esse tipo de relação amorosa nem sempre funcionam para ambas as partes.

Existem coisas que não são nem cogitadas nesses casos. O grude, por exemplo, é algo terminantemente proibido. Cobrança então nem se fala: é um verdadeiro tabu. Se pintar o ciúme, significa o fim. Nessa relação, a liberdade e individualidade de cada um são palavras de ordem.

Esquisito? Para os adeptos, esquisito seria se ver preso a um relacionamento com satisfações a serem dadas. Isso não significa os envolvidos queiram ficar sozinhos, mas também não querem ser atormentados com cobranças comuns em um namoro convencional. Quer dar presente no dia dos namorados? Pode dar sim, mas não espere receber. Isso poderá acontecer ou não.

Fica então o silêncio entre o desejo e a realidade. Poder dar a cada um aquilo que faz bem já é um bom ponto de partida para o relacionamento aberto. Não aberto no sentido de transar a três, quatro, cinco, seis... mas no sentido de um relacionamento aberto com as palavras e o desejo.
Relacionamento aberto muitas vezes pode ser considerado de um mix de liberdade e insegurança.
Editado por Tacyana Viard
Observação: o título não fica no padrão e os parágrafos não estavam com espaços.

Compras

Dia dos namorados gera expectativa no comércio

Por Rochelly Pinho
do Feira-Livre


O dia 12 de junho é reservado para os casais, mas a data não anima só os apaixonados. Os comerciantes do Recife também estão empolgados com o dia e esperam ter boas vendas nesta época. Para isso, as lojas estão com horário especiais e novidades nas prateleiras.

As lojas do centro do Recife vão estar abertas no domingo, véspera da data, para atrair o máximo de pessoas possível. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL), a decisão foi tomada pelos comerciantes para que o consumidor tenha mais tempo de fazer compras. A expectativa do setor é ampliar em até 7% as vendas em relação ao mesmo período do ano passado.


De acordo com o presidente em exercício da CDL, Eduardo Catão, a iniciativa é muito positiva já que o consumidor gosta de fazer compras aos domingos, por conta da tranqüilidade nas ruas do recife.

Neste período, os segmentos que mais se destacam são vestuário, calçados, perfumaria e flores.

Serviço:
Comércio centro do Recife
Segunda a sexta-feira - 8h às 18h
Sábado e domingo (10/06) – 9h às 13h

Shoppings
Recife, Tacaruna, Boa Vista e Guararapes.
Seg. a sáb - 10h as 22h/ dom. 12h as 20





Fotos: divulgação

Edição Tacyana Viard



Ouça o Presidente em exercício da CDL-Recife, Eduardo Catão










Amigos


"A HORA DA GHEGADA É TAMBÉM DESPEDIDA"

Por Bruna Damaso
Do Feira-Livre

Tudo começou em um churrasco. Pessoal, estou grávida! Foi uma surpresa geral e uma comemoração que durou o dia todo e deu muito que falar. Pelos meus cálculos, a gestação iria durar todo o semestre e o neném só iria nascer quando já estivéssemos de férias. Quem bom! Seria possível concluir o semestre dentro da normalidade e me preparar para a chegada do rebento.


Menino ou menina? Hoje todos os titios e titias do 7ºperíodo do curso de jornalismo sabem que é menininho que chegará em breve, graças a Deus João é querido e aguardado por todos. Nesse período alguns destaques: Monique, pelas brincadeiras, Cecília, pelos cuidados, Tiago, mesmo chato sempre pergunta pelo meu filhote, Tito, por observar o crescimento da minha lombriga, Péricles, por insistir que poderia de alguma forma ser o pai, Barko, por achar que ele poderá ser alvirrubro, Tacyana, Luciana e Rochelly, valeu meninas, por tudo. Agradeço todos que torcem pra que dê tudo certo, vocês foram muito importantes nessa fase da minha vida.

Tudo estava correndo na maior tranqüilidade, quando com um mês de antecedência João deu sinais de que não queria mais esperar. Vi-me então obrigada a ficar em repouso absoluto e de forma brusca me excluir do contato com todos vocês. Hoje as contrações são constantes e segundo o médico só será possível segurar por no máximo mais duas semanas. Portanto, utilizo nosso último texto do Feira-Livre para agradecer e dizer até breve a todos, João espera a visita de todos. Em especial, quero agradecer a professora Manuela por esse espaço e pela compreensão que me foi dada, obrigada!

Família

Quando os papéis de pais e filhos se invertem

Por Pedro Moura
do Feira-Livre


O aumento da população idosa no Brasil está crescendo e com isso os problemas de saúde, que são naturais com a chegada da idade, fazem com que cresça o número de pessoas que se doam a esses familiares. Segundo dados do IBGE, em sua pesquisa de 1º de agosto de 2000, o total absoluto é de aproximadamente 10.800 mil idosos, ou seja, 7,3% da população brasileira. As mudanças na vida de quem começa a cuidar de um parente idoso tomam rumos diferentes e difíceis para muitos. Em sua maioria por causa de doenças degenerativas como Alzheimer, osteoporose entre outros, nossos pais e avós passam a ter os papéis invertidos e as novas funções que os filhos assumem assustam.
É grande o número de familiares-cuidadores e a maioria passa por momentos de aflição, principalmente pela situação de solidão e ter como fardo a responsabilidade de tratar de alguém querido. Por todo o Brasil existem grupos de ajuda que possuem psicólogos, terapeutas ocupacionais, geriatras, entre outros, para que esses cuidadores possam desabafar e encontrarem apoio mútuo. Em sua maioria os idosos dependentes necessitam de uma maior atenção, devido a limitações naturais que o nosso corpo possui com o avançar da idade. Assim, o cuidador deixa de lado sua vida particular para que tenha todo o tempo disponível ao idoso dependente.

Diversão

Saídas para festas, cinema, praias e uma cerveja com amigos é o que mais sentem falta os cuidadores e quando o fazem ficam preocupados se o telefone celular toca. Poderá ser aquela notícia que não se quer receber.

Para Luciano Valadares (36), que sempre cuidou de sua mãe, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), sua vida resumiu-se a estar sempre por perto e não tinha vontade de mais nada, pois “a qualquer momento ela poderia precisar de alguma emergência”. Agora sua luta é com o pai que, além de estar lúcido, precisa de cuidados por ter problemas cardíacos, diabetes e colesterol alto. Há pouco teve que viajar a São Paulo e temeu deixá-lo com seus irmãos que moram próximo. Luciano, ou Ló como é conhecido, não casou e pensa um dia ter uma vida “normal” para poder divertir-se, coisa que agora sente falta após sua temporada em outro estado e ter “experimentado o gosto da vida noturna”.
Há quase quatro anos cuidando do pai que tem cardiopatia, diabetes e hipertensão; da mãe que também é hipertensa e que tem sua visão direita totalmente perdida e com apenas 30% da esquerda e da avó que já perdeu a visão e é hipertensa, Erivaldo Martins (40), militar, se vê na situação de ter que ir para o Rio de Janeiro e busca uma saída para poder continuar aqui em Pernambuco e manter o apoio a seus familiares. A ajuda dos irmãos é quase nula , pois a única irmã que mora com a avó e os pais, também tem problemas mentais. Os outros dois irmãos moram longe e não podem ajudar financeiramente. Ao sair com amigos, no final do expediente, para um momento de distração, não costuma ficar até muito tarde, ou dar aquela “esticadinha”, pois se preocupa com seus entes e quer estar preparado para qualquer emergência; como ocorreu quando esteve pela ultima vez em Porto de Galinhas para um final de semana, que quase não aconteceu por causa da preocupação.

Literatura


Reprodução


A jor
nalista Marleth Silva publicou um livro que é voltado para pessoas que cuidam de familiares com demência, Alzheimer, Parkison entre outras. Em “Quem vai cuidar dos nossos pais?” a autora aborda os problemas que familiares enfrentam, como depressão, solidão e, por vezes, acharem que não fizeram todo o possível para ajudar a pessoa que sempre esteve pronta a estender a mão. No site da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), encontramos vários textos científicos sobre este assunto, um Manual do Cuidador, além de dicas que podem ajudar. Alguns familiares deixam seus depoimentos do convívio por tempos com seus parentes. Em um deles, há o caso de uma filha que entrou com um hábeas corpus para tirar a mãe de uma casa de repouso. Psicólogos e médicos dizem que o melhor é a pessoa não esquecer de cuidar de si para que possa estar pronto para atender e como saída para essa situação, a ajuda de outros familiares. Ter o apoio de outros membros da família é essencial, principalmente quando o caso envolve dinheiro, já que o cuidado com a saúde do idoso envolve gastos que ultrapassa os ganhos mensais. Para que esses idosos tenham apoio existe no Real Hospital Português a clínica especializada em geriatria e gerontologia, Geria Vida, que é dirigida pela doutora Maria do Carmo, que também mantém sua clínica particular, com o mesmo nome, em Casa Forte e a Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Pernambuco (ABRAz-PE)

Serviço:

ABRAz - Regional Pernambuco
- Grupo de Apoio São Marcos: primeira 4ª feira do mês, às 14:30 h. - Clube da 3ª Idade São Marcos - Rua Pacifico dos Santos, 124 - Paissandu - Recife, sob coordenação Sra. Cleonica Lins Albuquerque.
- Grupo de Apoio Boa Viagem: terceira 3ª feira do mês, às 15:00 h. - Salão Paroquial da Igreja N. Sra Boa Viagem - Rua Dr. Nilo Dornelas Câmara, 116 - Boa Viagem - Recife, sob a coordenação de Irmã Maria de Fátima Dantas.
- Centro de Ativação Cerebral: segunda e terceira 5ª feira do mês, às 15:00 h. - Casa Paroquial de Casa Forte - Praça de Casa Forte - Recife, sob a coordenação de Dra. Mauriceia Tabosa Ferreira Santos.
- Atendimento Individual à Família: primeira e segunda 4ª feira do mês, das 09:00 às 12:00 h – Geriavida de Casa Forte – Rua Jacó Velosino, 101 – Casa Forte – Recife.
- Atendimento à Família: entrevistas e visitas com dia, horário e local a combinar. Coordenação de Sra. Cleonice Albuquerque no fone: (0xx81)3223-1129.
- Informações e Sede: toda 4ª e 6ª feiras, das 09:00 às 12:00 h - Av. Afonso Olidense, 1764 – Várzea – Recife, com Sra. Carmelita L. Ferreira Cicalese – Fone: (0xx81) 3271-4270.
- Geria Vida - Real Hospital Português – Fone: 3416-1678 (Dra. Maria do Carmo)
- Geria Vida – 3269-4282 (Dra. Maria do Carmo)


Título: Quem vai cuidar dos nossos pais?
Subtítulo: a inversão dos papéis quando a idade avança.
Autor: Marleth Silva
Editora: Record
Assunto: Auto-Ajuda
ISBN: 8501075639
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Ano de lançamento: 2006
Número de Páginas: 240

Na Internet:

-
http://www.alzheimer.med.br/abraz.htm
-
http://icones.com.br/abrazpe/
-
http://www.apaz.org.br/index.htm
- Tatiana Lemos de Almeida:
tatilemo@yahoo.com.br (Tese de Mestrado: "Características dos cuidadores de idosos dependentes no contexto da Saúde da Família")
-
http://www.rhp.com.br/mr-148/pag11.html